EQST

Qual Exame Detecta Estafilococos Aureus?

Qual exame detecta estafilococos aureus?

O diagnóstico do Staphylococcus aureus é feito com base nos sintomas e na aparência da pele. Também é necessária a realização de exames de sangue e de cultura, a fim de identificar o tipo da bactéria. Outro teste, o antibiograma, ajuda a determinar quais antibióticos serão mais eficazes no tratamento.

O que significa cá MRSA?

A partir da década de 80, foram descritos os primeiros casos de infecções por S. aureus resistentes à meticilina em pacientes que não apresentavam os fatores predisponentes reconhecidos. Esses estafilococos foram denominados de S. aureus resistentes à meticilina adquiridos na comunidade (CA-MRSA, em inglês).

Como é feito o teste de coagulase?

O teste é realizado com plasma e o resultado apresenta-se positivo se após 24h a 37ºC o plasma coagular.

Como é realizado o diagnóstico específico de estafilococos e estreptococos?

A diferenciação entre os estreptococos e os estafilococos se dá, seguramente, pela prova da catalase. Com a alça bacteriológica ou com um palito coleta-se o centro de uma colônia suspeita e esfrega-se em uma lamina de vidro. Colocar sobre este esfregaço uma gota de água oxigenada a 3% e observar a formação de bolhas.

O que é estafilococos e estreptococos?

- Estreptococos: cocos agrupados em cadeias. Ex: Streptococcus salivarius, Streptococcus pneumoniae (pneumococo), Streptococcus mutans. - Estafilococos: cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva.

Como é feito o diagnóstico laboratorial do Streptococcus pneumoniae?

Este exame proporciona um diagnóstico ágil de pneumonia por pneumococo por meio da detecção de antígenos solúveis de S. pneumoniae na urina dos pacientes infectados. O teste é rápido e o resultado pode ser fornecido no mesmo dia do recebimento da amostra.

Que teste laboratorial é realizado inicialmente para diferenciar as bactérias do gênero Staphylococcus de Streptococcus?

Rotineiramente, o teste da catalase é utilizado para diferenciar os estafilococos (catalase positiva) dos estreptococos (catalase negativa).

Como funciona uma série bioquímica de identificação de bactérias?

A prova consiste em transferir uma porção do crescimento bacteriano com uma alça para o meio contendo uréia, pH neutro e um indicador de pH, o vermelho fenol. Após o crescimento a prova é revelada positiva quando a urease ataca a uréia alcalinizando o meio que toma a coloração rosa choque.

Quais são os métodos laboratoriais utilizados para identificação e classificação de bactérias?

Técnicas de coloração: na técnica de Gram ou na técnica de Ziehl-Neelsen, colônias bacterianas são espalhadas numa lâmina, onde são fixadas e coloridas. Em seguida, as bactérias são observadas ao microscópio óptico e identificadas pela morfologia e coloração.

Onde é encontrada a bactéria estafilococos aureus?

Os estafilococos são um tipo de bactéria. A espécie mais frequente é justamente o Staphylococcus aureus, mas existem dezenas de outras. Os estafilococos estão presentes na superfície de pele de cerca de 20% das pessoas, e no nariz de 30% dos adultos, o que é considerado normal.

O que é o teste de catalase?

Teste da catalase Finalidade: A presença da catalase permite separar os estreptococos catalase negativa de outros cocos Gram-positivos produtores de catalase, por exemplo, estafilococos. A enzima catalase converte o peróxido de hidrogênio em oxigênio e água. A liberação do oxigênio se observa pela formação de bolhas.

O que é uma catalase?

A catalase é responsável pela produção de água e oxigênio, que são duas substâncias importantes para a vida e que não provocam nenhum mal para o organismo. A catalase anula a ação tóxica do peróxido de hidrogênio e ainda promove o equilíbrio de sua produção no organismo, quando a decomposição está em execução.