Conjugação do verbo "conhecer"
conhecer - verbo
As palavras conhecemos e conhecermos existem e estão corretas. São duas formas conjugadas do verbo conhecer na 1. ª pessoa do plural: nós.
Verbo irregular da 1ª conjugação....Verbo estar.
O verbo ser indica estado permanente. Ele é um dos principais verbos de ligação e como tal sua função é ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). Isso faz com que, muitas vezes, o verbo concorde com o predicativo em vez de concordar com o sujeito.
A palavra passado é uma flexão verbal do verbo PASSAR.
Foi é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Deverá ser usado quando o sujeito for ele, ela, você: Foi ele.
As palavras tinha e era, extraídas do texto, marcam o tempo presente. futuro. indicativo. futuro do pretérito.
170), uma garantia individual (art. 5º, XXII), mas que deverá cumprir com sua função social (art. 5º, XXIII). O uso da forma verbal “fora”, nesse caso, está indevido (a forma adequada seria “foi”).
A forma correta de escrita da palavra é fora, sem acentuação gráfica, quer se pronuncie com a vogal o aberta (ó) ou com a vogal o fechada (ô). A palavra fôra, com acento circunflexo está errada.
Usamos o pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo para indicar um fato que aconteceu antes de outra ação passada. Além disso, ele pode indicar um acontecimento situado de forma incerta no passado. Quando a polícia chegou, a confusão já tinha passado.
O pretérito perfeito composto é usado para mostrar uma ação repetida que aconteceu no passado e se estende até o presente. Ele é constituído pelo verbo auxiliar "ter" conjugado no presente do indicativo e um verbo principal no particípio (-ado, -edo, -ido): Exemplo: Eu tenho andado feliz esse mês.
Os verbos no tempo do pretérito perfeito do modo indicativo são utilizados na seguinte situação enunciativa: - declaração de fatos inteiramente concluídos, localizados no passado de maneira enfática; Exemplo: Chegou em sua casa, foi ao seu quarto nos fundos da casa, deitou-se e dormiu.
Pretérito perfeito: O chefe pôde indicar seu sucessor. Pretérito imperfeito: O chefe podia indicar seu sucessor. Pretérito mais que perfeito: O chefe pudera indicar seu sucessor.
O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento.
Verbos regulares da 1.ª conjugação