Isto porque, as sementes de soja têm, no ponto de maturação fisiológica, a mais alta viabilidade e o máximo vigor. O intervalo entre a maturação fisiológica e a colheita raramente apresenta condições climáticas favoráveis para a conservação da qualidade das sementes, especialmente em regiões tropicais.
As cultivares de soja podem apresentar três tipos de crescimento: determinado, indeterminado, e semideterminado. A grande maioria das cultivares brasileiras de soja apresenta tipo determinado, que é caracterizado pelos seguintes atributos: Após o início do florescimento, a planta cresce pouco e não mais ramifica.
Os três principais componentes do rendimento, em soja, são: número de legumes por unidade de área, número de grãos por legume e peso médio dos grãos. O número de legumes é determinado pelo balanço entre a produção de flores por planta e a proporção destas que se desenvolvem até legumes.
A polinização cruzada na cultura da soja é mediada por polinizadores, normalmente insetos, e especialmente as abelhas, sendo a polinização pelo vento desprezível. As abelhas coletam néctar como sua principal fonte de energia (carboidratos) e pólen como a principal fonte de proteína.
Vagens por planta: 30 vagens. Grãos por vagem: 2,6 grãos. Peso de mil grãos: 170 gramas.
O consumo médio de adubos para a soja foi de 405 quilos por hectare no ano 2014/2015, 392 quilos por hectare em 2015/2016 e 387 kg/ha em 2016/2017. Portanto, o consumo não aumentou, mas os rendimentos médios de soja saltaram de 2.
Para calcular a quantia em Kg que serão utilizados por hectare, podemos utilizar uma simples regra de 3. Supondo PMS igual a 200g: Teríamos que comprar cerca de 68.
R$ 340,00
“Ou seja o produtor está garantido e deve plantar toda a soja que conseguir. Ele terá um lucro de pelo menos 50% em 2021, com certeza”, diz. Em 2019/2020 a média da taxa de lucro dos produtores, segundo Pacheco, foi de 56,27%, pouco acima da perspectiva para 2021.
As plantas tem preferência por solos com teores de argila que vão desde 15 a 35% até teores maiores que 35%. Além disto, os solos devem apresentar boa estrutura, com drenagem adequada, boa capacidade de retenção de água e de nutrientes disponíveis às plantas.
O sistema radicular da soja é constituído de um eixo principal e grande número de raízes secundárias, sendo classificado com um sistema difuso. O comprimento das raízes pode chegar a até 1,80 m. A maior parte delas encontra-se a 15 cm de profundidade.
14. Caule O caule da soja é do tipo herbáceo ereto, pubescente e ramificado, desenvolve-se a partir do eixo embrionário, logo depois do início da germinação.
A soja é rica em antioxidantes como o ômega-3 e as isoflavonas, além de ser rica em fibras, que em conjunto ajudam a diminuir o colesterol total, LDL e os triglicerídeos. Esta semente também previne o surgimento de trombose, evita a formação de placas de gordura nas artérias e ajuda a regular a pressão arterial.
Os componentes da lecitina de soja na menopausa tem os seguintes benefícios:
No âmbito do agronegócio, a soja vem ganhando destaque nas lavouras pela rentabilidade, fácil comercialização e estabilidade produtiva, quando comparada com outras culturas como milho, trigo e cevada.
R$ 168,88
Cotações | Soja