O Heliocentrismo consiste num modelo teórico de Sistema Solar desenvolvido pelo astrônomo e matemático polonês, Nicolau Copérnico (1473-1543). Conforme Copérnico, a Terra e os demais planetas se movem ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo este, o verdadeiro centro do Sistema Solar.
A teoria heliocêntrica já vinha sendo desenvolvida durante o século III a.C., através de observações do astrônomo grego Aristarco de Samos. ... Sua teoria heliocêntrica afirmava que a Terra e os demais planetas se moviam ao redor de um ponto vizinho ao Sol, sendo, este, o verdadeiro centro do Sistema Solar.
substantivo masculino [Astronomia] Teoria segundo a qual o Sol está no centro do sistema solar, sendo que a Terra gira ao seu redor; Nicolau Copérnico (1473-1543) foi o primeiro a apresentar evidências de que este sistema estaria correto. Etimologia (origem da palavra heliocentrismo).
Descoberta quase custou a vida dele Mas a teoria heliocêntrica (com o Sol no centro do Sistema Solar) também já existia. Era conhecida desde a Grécia antiga e foi defendida pelo astrônomo Nicolau Copérnico no início do século 16. Galileu só a comprovou, com a ajuda da luneta.
Historicamente, o heliocentrismo era oposto ao geocentrismo, que colocava a Terra no centro do universo. ... Àquela época, o matemático e astrônomo polonês Nicolau Copérnico foi o primeiro a apresentar um modelo matemático preditivo consistente e completo de um sistema heliocêntrico.
A teoria Geocêntrica, também chamada de sistema ptolomaico, foi elaborada pelo astrônomo grego Claudio Ptolomeu no início da Era Cristã, defendida em seu livro intitulado Almagesto. Conforme essa teoria, a Terra está no centro do Sistema Solar, e os demais astros orbitam ao redor dela.
Isto significa que o Sol é mais de cem vezes maior que a terra, por outro lado, a distância entre a terra e o Sol é de 150 milhões de Km, enquanto que a distância entre o planeta plutão e o Sol é de 6,4 bilhões de KM (ou seja, 6 bilhões e 400 milhões de Km = 6,4 X Km.).
Os oito planetas do Sistema Solar, em ordem de proximidade ao sol, são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os planetas anões são: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris, com a possibilidade de inclusão do objeto celeste Sedna e dezenas de outros nessa categoria nos próximos anos.
Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332.