Exemplos de viscosidade cinemática e dinâmica
Viscosidade é a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento, isto é, ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular....Viscosidade de alguns materiais comuns.
A viscosidade do sangue varia de acordo com a concentração de seus componentes. Desta forma, o aumento do nível de proteínas plasmáticas ou da parte figurada do sangue (as células sanguíneas) resulta em aumento da viscosidade.
Significado de Viscosidade O que é viscoso ou pegajoso. [Física] A resistência que um fluido apresenta ao escoamento, ocasionada pelo movimento relativo entre suas partes; atrito que ocorre no interior de um fluido.
A densidade do ar, ρ (em grego: rô), mais corretamente denominada massa específica do ar, é a massa por unidade de volume da Atmosfera da Terra.
As massas de ar são volumes de ar acumulados que possuem características em comum, como temperatura e umidade, e que se formam sobre grandes áreas uniformes de terra ou água. ... As regiões de origem das massas de ar determinam suas características de pressão, temperatura e umidade.
O volume é inversamente proporcional a pressão. Portanto se o volume diminuir a pressão aumenta.
volume variável é quando há uma variação no volume da matéria por causa da agitação das moléculas pela energia de movimento (cinética).
Matéria é tudo o que tem massa e ocupa um lugar no espaço. Sólido: Possui forma própria, volume constante e compressibilidade muito pequena. Líquido: Possui forma variável, volume constante e compressibilidade pequena. Gasoso: Possui forma e volume variáveis e compressibilidade alta.
Todos os gases têm massa, porém eles não possuem forma definida nem volume constante. O volume de um gás corresponde ao espaço que ele ocupa e isso depende do recipiente no qual ele está contido, pois por maior que seja o recipiente, o gás ocupará totalmente o volume que lhe for oferecido.
2. (UFMT) Termodinamicamente, o gás ideal é definido como o gás cujas variáveis de estado se relacionam pela equação PV = nRT, em que P é a pressão, V é o volume, T é a temperatura na escala Kelvin, R é a constante universal dos gases e vale R = 0,082 atm. L/mol.
Assim, quando consideramos as Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), em que a pressão é igual a 1 atm e a temperatura é de 273 K (0ºC), temos que o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás sempre será de 22,4 L. Esse valor corresponde ao volume molar dos gases.
OXIGÊNIO LÍQUIDO: (01 M3 = 1,159 L.)( 01 L. = 0,861 M3)(01 KG = 0,754 M3)(01 GL =3,259 L.)
A normalidade indica o número de equivalentes-grama do soluto em 1 (um) litro de solução. Esta é calculada através do quociente entre o número de equivalente-grama (eg) de soluto dissolvidos e o volume de solução em litros.
Seu cálculo é feito dividindo-se a quantidade de matéria ou substância (mol) pelo volume da solução, conforme a expressão matemática abaixo:
Cuidado: Matematicamente, densidade e concentração têm fórmulas semelhantes - d=m/V e C=m/V, mas não são a mesma coisa: o m na fórmula da densidade é a massa total da amostra enquanto que na concentração é a massa apenas do soluto.
Concentração de soluções