Os Eres gostam de caruru, galetos assados, doces e bolos. Sua saudação é Ere mi!!
No Candomblé, os Erês servem como a conexão entre o orixá regente e a pessoa, no ritual de iniciação. São mais “comportados” que os Erês da Umbanda, e são as suas vibrações que influenciam a energia do terreiro. Os Erês seguem a linha do orixá de cabeça do iniciado – é o orixá que vai definir a nomenclatura deles.
Os Erês são guias na Umbanda que deixam transparecer características de leveza, travessura, manha, dengo, pureza e alegria. Eles são os responsáveis por intermediar o contato das pessoas com os Orixás. Ou seja, não são crianças. Eles são seres encantados que nunca passaram pela experiência de existir como ser humano.
Simpatia para os Erês suavizarem os relacionamentos amorosos
Compre uma figa de metal de sua preferência, duas velas pequenas brancas e sete pãezinhos de mel. Coloque os pãezinhos de mel em um prato de papelão com a figa ao centro. Acender as velas e pedir a Cosme e Damião que mantenham o dinheiro em sua carteira todo o ano.
Peço-vos com toda a humildade essa graça e desde já agradeço." Faça o pedido com muita fé e amor no coração. Reze uma Ave Maria. Coloque debaixo de uma árvore, em um parque, duas moedas e duas balas. Ofereça-as à São Cosme e Damião e peça para que nunca falte dinheiro em sua carteira.
São Cosme e Damião, rogai por nós. Amém. São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes a cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.
São Cosme, Damião e Doum curavam as pessoas usando unguentos feitos de folhas de palmeiras, pois tinham o dom da cura. Eles são padroeiros de médicos, cirurgiões e barbeiros.
Na quinta-feira (26) a data foi comemorada pelos católicos e nesta sexta pelos centros de umbandas e em muitos lares no país, onde ocorrem distribuição de balas e refrigerantes. São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças.