EQST

Qual A Regencia Do Verbo Esquecer?

Qual a regencia do verbo esquecer?

Quando se apresentam nas formas pronominais, os verbos "esquecer e lembrar" são transitivos indiretos, pedindo a preposição "de". Exemplos: "Com a pressa de sair de casa, eu me esqueci do fogão ligado."

Qual a regência do verbo implicar?

O verboimplicar”, quando empregado com o sentido de “acarretar”, “ocasionar”, “trazer consequências”, é, de acordo com a norma culta da língua, transitivo direto. Por ser transitivo direto, seu complemento não deve ser introduzido por uma preposição. Sendo assim, a preposição “em” deve ser eliminada da oração acima.

Qual a regencia do verbo responder?

O verbo responder enquadra-se nessa situação. A resposta correta para o título dessa dica é: depende. ... O verbo responder pode ser classificado como intransitivo (que não necessita de complemento), transitivo indireto (complementado por objeto indireto) e transitivo direto (complementado por objeto direto).

Qual o verbo De respondeu?

responder - verbo

Quem responde responde a?

Com a presença simultânea de dois complementos, o verbo responder atua como verbo transitivo direto e indireto. É usado sem preposição quando o complemento se refere a coisas e com a preposição a quando o complemento se refere a pessoas. Respondeu a pergunta ao pai.

Como se escreve responder?

Significado de Responder verbo transitivo direto e transitivo indireto Dar resposta ao que é dito, escrito ou perguntado: respondeu o que lhe ocorreu; respondeu ao professor a questão.

Como conjugar o verbo responder?

Indicativo

  1. Presente. eurespondo-o. turesponde-lo. ...
  2. Pretérito Imperfeito. eurespondia-o. turespondia-lo. ...
  3. Pretérito Perfeito. eurespondi-o. turespondeste-o. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. eurespondera-o. turespondera-lo. ...
  5. Futuro do Presente. eurespondê-lo-ei. turespondê-lo-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. eurespondê-lo-ia. turespondê-lo-ias.

Qual o sinônimo de responder?

Dizer como resposta: 1 replicar, retorquir, retrucar, respingar, refutar, contestar, redarguir, contravir, repontar. Ser responsável por: 2 responsabilizar-se, assumir, arcar, atribuir-se, arrogar, tomar.

Quanto à questão tem crase?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Tem crase antes de pronome possessivo?

* O uso da crase antes de pronomes possessivos no singular, desde que antecedam um substantivo (pronome adjetivo), é facultativo. ... Vejamos o exemplo em questão: Fiz elogios a (à) sua prima.

Foi a feira tem crase?

Não tem crase antes de palavras masculinas - mas tem exceções. ... Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'.

Onde se usa crase?

Cinco dicas simples sobre o uso da crase:

  • A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas: Essa é a regra básica para quem quer aprender mais sobre o uso da crase. ...
  • Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora: Antes de locuções indicativas de horas, empregue o acento grave.

Quando se usa a crase na nova ortografia?

Confira a seguir:

  1. 1) A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas, porque se trata da fusão da preposição “a” com o artigo “a”. ...
  2. 2) A crase nunca vem antes de verbos. ...
  3. 3) A crase nunca vem antes de palavras masculinas. ...
  4. 4) Nunca devemos empregar a crase quando “a” vem antes de plural.

O que significa crase na língua portuguesa?

Crase é a fusão de duas vogais iguais, é a contração de dois “aa”. Acento grave (`) é o sinal que indica a crase (a + a = à).

Tem crase as pessoas?

Na frase «que (...) continue levando às pessoas», temos a contra{#c|}ção (crase) da preposição a com o artigo definido feminino no plural as > às. ... a + artigo o). A existência de objecto ou complemento indirecto (pai, mãe, pessoas) pede preposição que ligue esse complemento ao verbo ("continue levando", deu).