Logo, 4 é a razão entre 20 e 5. Outro exemplo de razão é a porcentagem. Porcentagem é uma razão que tem o denominador igual a 100.
Resposta. A razão em 2/5 é 0,4. E em 5/2 é 2,5.
O valor da razão consiste na forma em que ela é útil para o ser humano, se fossemos seres puramente sentimentais, estaríamos em uma patamar inferior ao qual estamos hoje. Isso porque, agiriamos somente por instinto e por impulso, o que causaria grandes consequencias, como morte e grandes guerras.
Não existe possibilidade de conhecer objetivamente conceitos especulativos da razão, as idéias de Deus, alma, mundo, estas ideias não podem ser apreendidas pela razão porque elas não podem ser averiguadas pela sensação, não têm sua existência comprovada através de uma constatação empírica.
Resposta: Apenas pela razão são os conhecimentos da vida, como da ciência, a História, e a geografia. E pelos sentidos é muitos objetos, nós podemos conhecer pelos sentidos e memorizarmos.
A chamada regra da razão foi desenvolvida no direito americano, emrazão da amplitude das restrições constantes do Sherman Act, visando flexibilizar as suas disposições, com o que equivaleria, no direito brasileiro, à aplicação ao caso concreto dos princípios da razoabilidade ou proporcionalidade.
A regra da razão surgiu da necessidade de flexibilização do Sherman Act e, em paralelo, em sentido oposto, a conduta per se surgiu para determinar condutas ilícitas, independentemente do contexto em que foram praticadas, sejam elas danosas ou benéficas à concorrência, bastando a prova de sua ocorrência.
O princípio de razão suficiente é um princípio filosófico segundo o qual tudo o que acontece tem uma razão suficiente para ser assim e não de outra forma, em outras palavras, tudo tem uma explicação suficiente.
Usar a razão é pender a decisão para o dever", esclarece o psicólogo Marcelo Quirino. No outro extremo, pessoas extremamente racionais muitas vezes acabam limitando suas ações em função do medo.