Com o passar do tempo as pilhas se esgotam, ou seja, deixam de funcionar. Isto ocorre porque após algum tempo a ddp apresenta um valor insuficiente para sustentar uma corrente elétrica e a pilha é considerada esgotada. ... Pilhas não recarregáveis podem explodir ao tentar recarregá-las.
A pasta úmida faz o papel de ponto salina, permitindo a migração dos ânions hidroxila (OH-) da grafita para o zinco. Desse modo, essas pilhas não são recarregáveis, uma vez que todo o dióxido de manganês é convertido em trióxido de manganês. Quando a pilha para de funcionar, ela deve ser descartada.
2- Colocar as pilhas na água quente. Aí entra o deslocamento de equilíbrio, pois o aumento da temperatura favorece o lado endotérmico, que é a produção de elétrons, aumentando a produção de elétrons, logo aumenta corrente elétrica, , e assim, a pilha também funciona mais um pouquinho, porém só mais um pouquinho.
As pilhas atuais possuem esse mesmo princípio de funcionamento, em que um metal doa elétrons para outro, por meio de uma solução condutora, e é produzida a corrente elétrica. A diferença é que as pilhas usadas hoje são secas, porque não utilizam como eletrólito uma solução líquida, como ocorre na pilha de Daniell.
Novazzi -Em princípio, não se deve realizar o carregamento de pilhas primárias ou não recarregáveis, como as alcalinas. ... Esses dois efeitos podem sem dúvida nenhuma provocar a explosão da pilha. Pode acontecer também curto circuito no carregador, fazendo-o pegar fogo.
Você pode recarregar as pilhas normais por até 20 vezes, sendo que sua capacidade de recarga diminui a cada ciclo completo. Não é grande coisa, mas pode lhe oferecer alguma economia no uso diário.
AS PILHAS ALCALINAS PODEM SER RECARREGADAS? Somente podem ser recarregadas pilhas especificamente indicadas como “recarregáveis”. Tentar recarregar uma pilha não-recarregável pode provocar explosão ou vazamentos, que podem causar lesões corporais.
Quando você coloca uma pilha descarregada no congelador, esses gases se congelam e um pouco mais de corrente elétrica consegue circular nessa pilha, mas esse processo não retorna carga para a sua pilha, ele somente dá uma sobrevida de alguns minutos para a pilha.
Sob baixa temperatura, esta reação química é reduzida. Por isso, armazenar pilhas na geladeira fazem elas durarem mais. Uma pilha de NiMH, por exemplo, pode guardar até 90% de carga por meses se mantida no congelador. Note que o que ocorre é apenas a manutenção da carga.
“O modo de recarga das pilhas alcalinas é muito simples: através de micro pulsos elétricos controlados pelo chip, ela sofre uma dessaturação química para que possa ser utilizada novamente. Esse é o motivo de usar sempre pilhas em bom estado, que não apresentem sinais de vazamento.”
No geral, porém, você vai precisar:
Ao colocar a bateria em um controle remoto, você pode utilizá-la normalmente. Quando percebe que a bateria está no final, basta chacoalhar o dispositivo, que ela será carregada. Com isso você terá pilhas em qualquer situação, sem a necessidade de outras fontes de energia externas, seja a tomada ou o mercado da esquina.
O truque consiste em soltar a pilha a uma distância entre 10 ou 15 centímetros de uma superfície como do chão ou de uma mesa. Levante a pilha e largue. Se a bateria “quicar” uma vez e depois deitar ou permanecer em pé, significa que ela está carregada. Se “quicar” várias vezes, quer dizer que esta sem carga ou, vazia.
Por exemplo, um recarregador de pilhas de 500 mA recarrega uma pilha de 2.
Com tempo aproximado de recarga de 10 horas para pilhas AA 2500mAh e apenas 4,5 horas para as AAA 900mAh.
1 a 1,3 V para pilhas indicam que elas estão fracas e abaixo de 1,0 V, esgotada. Para a bateria de 9 V, valores entre 6,5 e 7 V indicam bateria fraca e abaixo de 6,5 V ela estará esgotada.
Para as baterias AA, AAA, C, e D, o lado positivo deve estar para cima. Já para as 9v, os dois contatos devem estar voltados para cima, e a face lisa para baixo.
Muito bom! As pilhas AA e as pilhas AAA tem 1,5 volts! Mas você também encontra as pilhas C, que têm o formato médio.
30 gramas. 1,3 cm.
Uma Pilha AAA ou Pilha 3 As é um padrão de pilha seca usado geralmente por dispositivos que consomem baixa energia. Também adota a nomenclatura "R03" pela Comissão Eletrotécnica Internacional e 18.
2500 mAh
Composição: A pilha alcalina é composta por uma mistura eletrolítica: pasta básica de NaOH (hidróxido de sódio - bom condutor eletrolítico). Já a pilha seca comum contém cloreto de amônio NH4Cl (sal ácido) e recebe a classificação de ácida.
A durabilidade de uma pilha depende do regime de utilização da mesma, bem como do tipo de equipamento. As pilhas zinco carvão duram 2 anos, alcalinas 10 anos e as recarregáveis até 1.
Informações Técnicas