EQST

Qual A Funço Do Osso Navicular?

Qual a funço do osso navicular? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual é a função do osso navicular?

O osso NAVICULAR está presente no mediopé de todas as pessoas e tem uma grande importância já que é uma conexão entre a parte posterior (retropé) e anterior dos pés. Ele faz sua principal articulação com o tálus, osso do retropé, e recebe inserção muscular através do tendão tibial posterior.

Onde se encontra o osso navicular *?

Está localizado no lado medial do pé e se articula proximalmente com o tálus, distalmente com os três ossos cuneiformes e ocasionalmente com o osso cubóide.

O que é osso navicular em equinos?

O sesamóide distal ou osso navicular tem a forma de lançadeira e está em situação palmar à junção das falanges média e distal (GETTY, 1986). A doença do osso navicular é uma moléstia degenerativa que envolve o osso sesamóide distal (navicular) dos equinos.

Onde se localiza o osso talus?

O tálus é o segundo maior osso do tarso e fica localizado superiormente ao calcâneo. É o único osso do tarso que se articula com os ossos da perna, medialmente com a tíbia e lateralmente com a fíbula.

Quais são os ossos cuneiformes?

Eles estão localizados entre o osso navicular e o primeiro, segundo e terceiro ossos metatarsais, sendo mediais ao osso cubóide. O nome desses três ossos (medial, intermédio e lateral) é derivado de em forma de cunha. O cuneiforme medial é o maior osso e o cuneiforme intermédio é o menor dos três.

Quais os ossos que se articulam com o navicular?

O osso navicular possui a forma de um barco, por ser côncavo na região proximal. Articula-se com o tálus posteriormente e com os três ossos cuneiformes anteriormente. E os ossos cuneiformes articulam-se com o osso navicular e com ossos metatarsais (primeiro, segundo e terceiro).

São sinais clínicos característicos em equinos com síndrome navicular?

2.1 HISTÓRICO E SINAIS CLÍNICOS Equinos com síndrome navicular geralmente apresentam histórico de claudicação de membros anteriores progressiva, crônica, unilateral ou bilateral, e essa pode ser repentina (mais comum) ou de início agudo.

O que causa dor no tálus?

Geralmente, a lesão da tíbia e do talus na região medial acontecem através de uma pancada de grande impacto diretamente nesses ossos ou então por uma fratura por estresse, que acontece devido a impactação desses dois ossos durante atividade como corrida, por exemplo.