Dioneia (Venus flytrap) A planta é carnívora e devoradora de insetos. As 2 folhas articuladas da planta servem como gaiola para insetos. As 3 presas são muito sensíveis e para a folha fechar, em torno de 2 tricomas devem ser estimuladas com 20 segundos pelo inseto rastejante.
A quantidade de novas plantas que cada fruto vai gerar depende de muitas variáveis, não tem como afirmarmos um número. Os frutos são estruturas auxiliares no ciclo reprodutivo das angiospermas, pois protegem suas sementes em seu interior e auxiliam em sua disseminação.
Uma flor completa apresenta as seguintes estruturas: Estame: estrutura masculina da flor onde localizam-se o filete e a antera. Carpelo: estrutura feminina da flor, formada pelo estigma, estilete e ovário. Pétalas: folhas modificadas e coloridas com a função de atrair os polinizadores.
Parte que interliga a raiz com as folhas, o caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes.
A raiz, juntamente com o caule e as folhas, compõe a parte vegetativa das plantas, ou seja, aquela que não está envolvida na reprodução. Suas principais funções são a absorção de água e nutrientes e a fixação da planta no solo.
Para sustentação a plantas conta com a raiz e o caule, já para a reprodução o vegetal usa as flores com seu gineceu e androceu, fixação as raízes que a deixam imoveis em um local, proteção possuem espinhos ou tricomas e respiração usas seus estômatos localizados nas folhas.
A fotossíntese ocorre nos cloroplastos, organelas presentes em todas as partes da planta. Pigmentos são substâncias que captam a luz, como as clorofilas, os carotenoides e as ficobilinas, sendo a principal delas a clorofila a. Diferentemente da maioria das demais organelas, os cloroplastos apresentam DNA próprio.