A palavra “Mancala” tem origem na palavra árabe “nagaal” que significa “mover”. O jogo está totalmente relacionado à semeadura, pois o seu principal objetivo era simular o ato de semear: a germinação das sementes na terra, o seu desenvolvimento e sua colheita.
Shisima: O jogo teve origem no Quênia, um país do leste africano. Na língua tiriki, a palavra Shisima quer dizer “extensão de água”. As peças são chamadas de imbalavali ou “pulgas-d'água” e se movimentam tão rapidamente na água que é difícil acompanhá-las com o olhar.
2 Trace uma cruz, também de maneira que as todas linhas se cruzem no centro. 3 Marque um quadrado ao redor do tabuleiro. 4 Desenhe e preencha na cor preta nove círculos, um em cada encontro das linhas que você fez riscou. 5 O tabuleiro está pronto!
Este jogo se assemelha as estratégias utilizadas em nosso “jogo da velha”, mas neste tenta-se impedir que o adversário alinhe suas peças em uma das diagonais do tabuleiro octogonal (oito lados). É um jogo que envolve estratégia, raciocínio e antecipação.
O surgimento do xadrez se deu no século VI, na Índia, com o nome de shaturanga, que significa “os quatro elementos de um exército”, em sânscrito. Posteriormente, o jogo foi para a China e para a Pérsia. É da palavra persa shah, que significa rei, que provêm o nome xadrez.
Wilhelm Steinitz
Movimenta-se em linhas retas nas colunas e fileiras do tabuleiro não podendo, entretanto, pular peças adversárias ou aliadas e captura ao ocupar a casa deixada pelo adversário.
Cabe a você decidir quanto tempo irá se dedicar ao estudo do xadrez. Se eu te disser que você precisa estudar 6 horas por dia e se você seguir meu conselho, irá se cansar com apenas 2 horas do treinamento e as outras 4 horas serão um completo desperdício de tempo.
1 A partida de 'Xadrez Rápido' é aquela onde todos os lances devem ser completados em um tempo fixo de mais de 10 minutos, mas inferior a 60 minutos para cada jogador; ou o tempo atribuído mais 60 vezes qualquer incremento é de mais de 10 minutos mas inferior a 60 minutos para cada jogador.
Não é permitido mover o Rei e a Torre ao mesmo tempo porque cada movimento deve ser realizado somente com uma das mãos. O movimento só é permitido nas seguintes condições: ... Não exista peças entre o Rei e a Torre; O Rei não pode estar em xeque, passar ou terminar o movimento em uma casa ameaçada pelo tabuleiro.