Já pelo lado dos prejuízos com a iniciação precoce na infância, alguns deles são: estresse de competição, saturação esportiva, lesões, formação escolar deficiente, unilateralização de desenvolvimento, reduzida participação em jogos e brincadeiras infantis, desistência do esporte, entre outros.
A criança, neste caso, tem medo de errar, sente-se insegura e com a auto-estima ameaçada; b) saturação esportiva: que se manifesta quando a criança apresenta sinais de desânimo (enjôo) e desinteresse em continuar a prática do esporte. Sente-se, assim porque o praticou em excesso e quer abandoná-lo.
A prática esportiva na infância auxilia no desenvolvimento da coordenação motora justamente por possibilitar diversidade de movimentos e inúmeros estímulos. ... Sendo assim, praticar uma atividade esportiva pode possibilitar a criança vivenciar experiências motoras de qualidade.
A iniciação esportiva é o período em que a criança inicia a prática regular de um esporte e é orientada para várias modalidades esportivas. Nesse momento, o objetivo imediato é dar continuidade ao desenvolvimento integral da criança e não há preocupação com competições regulares.
O objetivo é o aperfeiçoamento das técnicas individuais, dos sistemas táticos, além da aquisição das qualidades físicas necessárias à prática dos esportes. ... Essa proposta de iniciação esportiva apresenta um caráter multidisciplinar e está dividida nas quatro fases: 1) Compreende os alunos de 07 e 08 anos de idade.
Esta possibilidade da iniciação esportiva busca proporcionar o desenvolvimento de atitudes motrizes e psicomotrizes em relação aos aspectos afetivos, cognitivos e sociais, respeitando os estágios do desenvolvimento humano.
Sugere-se que a faixa etária entre 10 a 12 anos seja a mais adequada para a iniciação nas MEC, considerando-se que é a partir dela que os praticantes passam a possuir características motoras, cognitivas e afetivo-sociais que permitam uma aprendizagem adequada da tática do jogo.
Quais os requisitos de desempenho presentes na prática das modalidades esportivas coletivas? Requisitos de estatura, condicionamento físico e boa flexibilidade. Requisitos psicológicos, emocionais e de estatura. Requisitos psicológicos, técnicos, táticos, coordenativos e condicionais.
Existem diversas modalidades de esportes coletivos, no entanto as mais praticadas são o vôlei, futebol, basquete, beisebol, handebol.
Teste seu Conhecimento !!!! 1 – O que caracteriza e diferencia uma modalidade esportiva da outra? O gesto técnico específico de cada modalidade. Por exemplo: a cortada (voleibol), o arremesso (basquete) ou o chute (futebol).
Resposta. Resposta: Esporte é qualquer atividade física regular praticada por uma pessoa, uma caminhada 3 a 4 vezes na semana por exemplo. Modalidade esportiva é o tipo de esporte que se pratica, por exemplo futebol.
Resposta: I – Nos esportes coletivos, nota-se como uma característica comum a algumas modalidades a necessidade de um objeto esférico (bola, peteca, etc.) que caracteriza a dinâmica do jogo.
Os esportes coletivos têm como característica alguns princípios que dominam as modalidades, são eles: atacar, defender, princípios técnicos e táticos, ou seja, todas as modalidades esportivas coletivas possuem um sistema ofensivo, um sistema defensivo e um sistema de transição.
As modalidades esportivas podem ser classificadas de acordo com a lógica interna que está relacionada à organização estrutural do jogo em si, à prática que envolve os gestos motores, a relação com o adversário, entre outras. A divisão entre esportes coletivos e individuais consideram as relações de colaboração.
Com base no primeiro critério os esportes podem ser classificados como individuais, segundo seu próprio nome indica, quando o sujeito participa sozinho durante a ação esportiva total (duração da prova, do jogo), sem a participação colaborativa de um colega, e em esportes coletivos, quando as modalidades exigem, pela ...
Quais suas características comuns?
Um jogo coletivo pode promover benefícios físicos em uma pessoa, como: Desenvolve as capacidades motoras (força, velocidade, resistência, agilidade, ritmo, coordenação motora, flexibilidade e equilíbrio; Melhora o sistema cardíaco, vascular, pulmonar e muscular; Estimula o gosto pela atividade física.
O futebol e o futsal são modalidades coletivas que se caracterizam pela necessidade de execução de ações motoras em um contexto (jogo) de elevada instabilidade e imprevisibilidade, ou seja, são modalidades que exigem a execução de habilidades motoras abertas.
Os esportes individuais são aqueles praticados por apenas uma pessoa, ou seja, um atleta compete com adversário individualmente. Alguns deles podem ser disputados contra apenas um competidor ou contra vários que também estão competindo de forma individual.
Resposta. Resposta: os esportes de marca e de precisão são individuais , com uma ou outra exceção , como as provas de revezamento do atletismo e da natação. Esportes de marca:caracterizam-se principalmente pelos registros quantitativos dos resultados em relação ao tempo , á distância ou ao peso alcançados.
modalidade individual , quando e praticado por uma pessoa , como tênis , corrida , salto , natação são esportes individuais . Coletivos , são esportes práticado por mais de uma pessoa em grupo , como Voleibol , basquetebol e Handebol .
Os esportes individuais são notadamente relacionados ao indivíduo e seu desejo de performance ou prática em determinada modalidade que não existe, necessariamente, a participação de uma equipe colaborativa. Na maioria deles, há a ação de um desportista de um lado e um outro desportista como adversário.
Por meio deles a pessoa adquire a capacidade de superação, motivação para vencer seus desafios individuais, disciplina e autoconfiança, além é claro dos benefícios físicos, motores, cognitivos e sociais que os conteúdos da Educação Física proporcionam.
Esportes individuais, como corrida, ciclismo e musculação são formas particularmente eficazes de queimar calorias e/ou construir músculos. Manter-se dentro de uma faixa de peso recomendada reduz a probabilidade de se desenvolver diabetes, colesterol alto e hipertensão, entre outras doenças.
Os esportes individuais são práticas em que o/a atleta não conta com a colaboração de companheiros/as para o bom desempenho durante a partida ou as provas da modalidade esportiva.