Para fazer um relatório efetivo é necessário fazer o detalhamento do relatório, delatar em detalhes os fatos. Após estabelecer quais são os objetivos do relatório, você deve dar início ao corpo do texto, que é constituído pelo detalhamento das atividades.
A exemplo, confira abaixo alguns tipos de relatórios gerenciais que você precisa conhecer.
O Relatório Gerencial Financeiro (ou relatório financeiro) é o tipo mais comum, e o mais importante, utilizado em empresas. Para que ele seja um relatório eficiente é preciso fazer o levantamento de tópicos que sejam importantes e relevantes à gestão, sendo alguns deles: despesas, gastos, custos, contas a receber etc.
A - Relatório “Contas a Pagar” Acesse o menu “Gestão” e, em seguida, clique no botão “Despesa”. Na tela que surge, no quadro “Seleção de Dados”, informe o critério desejado (no caso, o critério que será utilizado como exemplo é o período de vencimento).
Para chegar às informações sintetizadas de um resumo financeiro, será necessário manter a organização de todas as outras transações que ocorrem na empresa. Parece uma tarefa árdua, considerando que além de fazer isso, você deve gastar tempo com a melhoria da entrega de seus serviços e do atendimento ao cliente.