A blindagem eletrostática é utilizada em um grande número de aplicações tecnológicas. Seu principal intuito é o de proteger componentes sensíveis dos circuitos eletrônicos, que podem sofrer danos se forem expostos a campos elétricos externos.
Gaiola de Faraday é o nome dado a um invólucro que é feito de material condutor e usado para blindar o seu interior de interferências eletromagnéticas externas.
Observe que um condutor, neutro ou eletrizado, atinge o equilíbrio eletrostático quando as partículas carregadas de cargas não se movem "uniformemente" no interior nem na superfície do condutor.
Propriedades dos Condutores em Equilíbrio Eletrostático O campo elétrico no interior do condutor é sempre nulo; ... O potencial elétrico é o mesmo em todos os pontos do interior e da superfície do condutor; 3. O vetor campo elétrico é perpendicular à superfície em todos os pontos.
33) Quais das seguintes afirmações, referentes a um condutor eletrizado em equilíbrio eletrostático, estão corretas? I Em todos os pontos do interior do condutor, o campo elétrico é nulo, independente de ele ser maciço ou oco.
Sendo assim, podemos dizer que um condutor, eletrizado ou neutro, encontra-se em equilíbrio eletrostático quando as partículas portadoras de cargas não se movem, ordenadamente, no interior ou na superfície do condutor.
Somente os condutores podem atingir o equilíbrio eletrostático, pois os condutores quando em equilíbrio não produzem corrente elétrica devido ao fato dos elétrons livres presentes em seu interior não se movimentarem de forma ordenada.
Quando eletricamente carregados, esses materiais “aprisionam” as cargas em seu interior. Alguns materiais isolantes podem ser polarizados, isto é, quando expostos a um forte campo elétrico externo, formam em seu interior um campo elétrico contrário, dificultando ainda mais a formação de correntes elétricas.
Eletrostática é a área da Física que abrange o estudo das cargas elétricas em repouso. Os fenômenos eletrostáticos estudados por essa área do conhecimento surgem em decorrência da força de atração e repulsão que as cargas elétricas exercem umas sobre as outras.
Fórmulas de eletricidade
A intensidade da corrente elétrica é medida através da seguinte fórmula:
Energia = Potência x Tempo Ao conhecermos a potência em watts de um aparelho elétrico e quantos segundos ele é usado, conseguimos calcular o número de joules de energia elétrica que foram convertidos em uma outra forma (que fez o aparelho elétrico funcionar).
Outra maneira de encontrar a corrente elétrica é através da potência elétrica (P), que é dada em Watt (W), considerando que P=V.I, ou seja, podemos encontrar a corrente elétrica pela variação dessa fórmula, sendo: I=P/V ou com relação da fórmula de potência elétrica com a de tensão, que é I=√(P/R).