EQST

Qual A Funço Do Cemento Radicular?

Qual é a função do cemento radicular?

Função. O cemento serve diferentes funções: insere as fibras do ligamento periodontal da raiz e contribui para o processo de reparação após o dano da superfície radicular.

O que é e onde se localiza o cemento radicular?

O cemento é um tecido conjuntivo mineralizado, avascular, que recobre a dentina radicular e tem como principal função a inserção de fibras do ligamento periodontal à raiz do dente.

Como forma o cemento?

A formação do cemento começa seguindo o início da formação e elongação da raiz, sua formação da raiz é orientada pelos restos epiteliais da bainha de Hertwig (HERS), um colar de células epiteliais derivadas do prolongamento apical do órgão do esmalte.

O que é o cemento celular de fibras intrínsecas?

-CEMENTO CELULAR (fibras intrínsecas): Esse tipo de cemento não se forma durante o desenvolvimento do dente. -Esse tipo de cemento celular de fibras intrínsecas só se forma em caso de reparação, geralmente após reabsorção cementárias ou na compensação dos desgastes oclusais funcionais.

São características do cemento radicular?

Cemento Radicular É um tecido mineralizado, muito semelhante ao osso, apesar da ausência de remodelação e de vasos e nervos, que reveste a porção radicular da dentina. É formado por uma matriz orgânica, essencialmente fibras colágenas e por cristais de hidroxiapatita, de deposição contínua.

Qual a principal célula do cemento?

Células: Cementoblastos: Responsáveis pela formação da matriz intrínseca do cemento. Apresentam forma arredondada, com citoplasma basófilo, assemelhando-se aos osteoblastos.

Onde fica o cemento?

O cemento é uma camada que recobre as raízes dos dentes e é semelhante ao esmalte, mas é menos duro. O cemento ajuda na estabilidade radicular, aderindo-se às fibras que ancoram o dente ao osso alveolar.

Quais as funções do cemento?

Cemento é a camada delgada, de coloração amarela, acelular e avascularizada que cobre a raiz do dente. A função do cemento é proteger a raiz e unir a mesma ao osso, através da inserção que se dá neste cemento de várias microfibras de tecido que são chamadas de ligamento periodontal.

Qual a célula que forma o cemento?

Células: Cementoblastos: Responsáveis pela formação da matriz intrínseca do cemento. Apresentam forma arredondada, com citoplasma basófilo, assemelhando-se aos osteoblastos.

O que são as fibras de Sharpey?

As fibras de Sharpey são as principais fibras do ligamento, essas são formadas por feixes de colágenos que se inserem do cemento ao osso alveolar.

Quais são os componentes do periodonto de proteção?

O periodonto normal é dividido em periodonto de proteção – constituído pelo complexo mucogengival e composto pela gengiva marginal livre, papilar, inserida e pela união mucogengival e mucosa alveolar; e periodonto de suporte ou sustentação – constituído pelo ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular.

Quais são as células do cemento?

Cementoblastos são células-mãe do cemento, pois o produz de forma celular e acelular.

O que é dentina radicular?

A Dentina é um tecido conjuntivo avascular, mineralizado, especializado que forma o corpo do dente, suportando e compensando a fragilidade do esmalte. A dentina é recoberta pelo esmalte na sua porção coronária e pelo cemento na porção radicular.

O que forma o periodonto?

O periodonto de sustentação é definido como os tecidos que suportam o elemento dentário, basicamente o ligamento periodontal, o cemento radicular e o osso alveolar. Origina-se do folículo, tecido embrionário que reveste o germe dentário. ... Sua organização é feita após a erupção dentária.

Quais são as células do ligamento periodontal?

As células presentes no ligamento periodontal são: células mesenquimais indiferenciadas, fibroblastos, macrófagos, plasmócitos, mastócitos, cementoblastos, osteoblastos e osteoclastos.