EQST

Como Produzido O Cido Acetilsaliclico?

Como é produzido o ácido acetilsalicílico?

O ácido acetilsalicílico, popularmente conhecido como aspirina, é formado a partir da reação entre o ácido salicílico e o anidrido acético com o H2SO4 como catalisador. O ácido acetilsalicílico é popularmente conhecido como aspirina.

Quais as funções presentes na fórmula do ácido acetilsalicílico?

O ácido acetilsalicílico, comercializado como aspirina®, é um composto de função mista (grupos do ácido carboxílico e do éster), que é obtido por meio do ácido salicílico.

Quais os grupos funcionais presentes no analgésico ácido acetilsalicílico aspirina )?

Um comprimido de aspirina é composto de aproximadamente 500 mg de AAS. A síntese do AAS é possível por meio de uma reação de acetilação do ácido salicílico (1), um composto aromático bifuncional (ou seja, possui dois grupos funcionais: fenol e ácido carboxílico).

Qual é o mecanismo da reação entre o ácido salicílico 1 e o anidrido acético 2 para produzir o ácido acetilsalicílico AAS em meio ácido?

Em resumo, a reação ocorre através do ataque nucleofílico do grupo OH fenólico sobre o carbono polarizado do anidrido acético, seguido do ataque ao próton fornecido pelo ácido sulfúrico, ocorrendo a eliminação de ácido acético, formado como um subproduto da reação.

Qual a função do ácido acetilsalicílico?

O ácido acetilsalicílico é um analgésico e antipirético utilizado para alívio sintomático de dores leves a moderadas.

Qual é o mecanismo da reação entre o ácido salicílico e o anidrido acético em meio ácido?

A reação de acetilação do ácido salicílico 1 ocorre através do ataque nucleofílico do grupo -OH fenólico sobre o carbono carbonílico do anidrido acético 2, seguido de eliminação de ácido acético 3, formado como um sub-produto da reação.

O que levou o químico Félix Hoffman a desenvolver a pesquisa que culminou com a obtenção do ácido acetilsalicílico a partir do ácido salicílico?

De acordo com a história, a descoberta do AAS deu-se em 1897, quando o químico alemão Felix Hoffmann procurava uma alternativa ao ácido salicílico que fosse melhor tolerada pelos doentes, pois o seu pai sofria de reumatismo crónico que combatia diariamente com ácido salicílico, o que lhe causava sérios problemas de ...