As vesículas sinápticas são pequenas bolsas membranosas e esféricas localizadas nos extremos dos axônios nos neurônios do sistema nervoso. Servem para armazenar os neurotransmissores liberados por um neurônio até que eles sejam enviados ao neurônio seguinte na transmissão do impulso nervoso.
Neurotransmissores convencionais e seus tipos de receptores
A sinapse é uma região de proximidade entre um neurônio e outra célula por onde é transmitido o impulso nervoso. Sabemos que os impulsos nervosos devem passar de uma célula à outra para que ocorra uma resposta a um determinado sinal. ... Um neurônio faz sinapses com diversos outros neurônios.
Os túbulos T cruzam transversalmente as miofibrilas se abrindo para o exterior no ponto de origem e se comunicando com o liquido extracelular. ... Quando o potencial de ação chega aos túbulos T, a variação de voltagem é dectada pelos ativadores dos canais de liberação de cálcio.
Um potencial de ação cardíaco é uma breve alteração na voltagem (potencial de membrana) ao longo da membrana celular das células cardíacas. Esta alteração é causada pelo movimento de iões entre o interior e o exterior da célula, através de proteínas denominadas canais iónicos.