Raízes adventícias são todas aquelas que, secundariamente, independentes da raiz primária do embrião, nascem nos caules ou nas folhas de qualquer vegetal. São adaptações especiais das raízes as raízes escoras que servem para a sustentação, como as do milho.
- A cenoura, a batata-doce, o nabo, a mandioca e a beterraba são raízes tuberosas. Elas atuam como órgãos especiais de reserva. - Já a batata comum, ou inglesa, é um tubérculo: um caule subterrâneo rico em material nutritivo.
Como exemplo dessas raízes, podemos citar a mandioca, cenoura, o cará, a batata-doce. Obs.: Não confundir raiz tuberosa com caule tuberoso: a planta com raiz tuberosa possui o caule e as folhas fora do solo, ex: mandioca.
A principal diferença entre os três é o local em que as reservas de nutrientes são acumuladas. Enquanto em bulbos e tubérculos elas aparecem no caule do vegetal, nas tuberosas elas ficam nas raízes.
Nas raízes tuberosas, os nutrientes são acumulados dentro da própria raiz. O bulbo também desenvolve e acumula energia em seu caule, porém ele possui um formato diferente. Os tubérculos possuem um caule subterrâneo, em formato geralmente arrendondado. O caule fica parcialmente fora da terra.
Quais são as principais raízes comestíveis?
Tubérculos para adicionar na dieta
Os tubérculos nada mais são que vegetais subterrâneos - de formato arredondado ou ovalado - ricos em fibras, vitaminas e minerais indispensáveis. Por isso, eles são considerados indispensáveis para o organismo e devem fazer parte da dieta de todo mundo.
São tubérculos: batata, beterraba, cenoura, inhame, mandioca, nabo, rabanete e tapioca. Conheça os benefícios de cada um na galeria acima. Cada tubérculo vai apresentar uma particularidade nutricional, isto porque podem fornecer quantidades muito variadas de hidratos de carbono.
1. [ Botânica ] Excrescência que se desenvolve numa parte qualquer de uma planta, mas principalmente na raiz, como na batateira. 2.
Segundo a Resolução da ANVISA: “Raízes, tubérculos e rizomas são as partes subterrâneas desenvolvidas de determinadas plantas, utilizadas como alimento. Ex: tubérculo (batatinha), rizoma (araruta), raiz (cenoura).”
A batata inglesa, o rabanete e a batata baroa - também conhecida como mandioquinha - são alguns exemplos de tubérculos. Já a batata doce, a cenoura, a beterraba, o aipim e o inhame, apesar de semelhantes aos tubérculos, pertencem ao grupo das raízes.
Um bolbo ou bulbo é um tipo de órgão vegetal de algumas plantas perenes que inclui uma parte correspondente ao caule, geralmente de forma discoidal, da qual partem raízes e folhas modificadas escamiformes que servem como órgão de armazenamento de nutrientes que servirão a planta durante a época desfavorável, em que ...
Bulbo: deve ser manipulado na época de dormência. Retire-o do solo, limpe-o delicadamente com uma escova macia e guarde-o em um local seco, fresco e arejado. Aguarde o período de brotação para plantá-lo num vaso ou no jardim.
O aparelho Termômetro é usado para determinar os valores de temperatura. Ele consiste em um fino tubo capilar de vidro graduado e que contém um bulbo cheio de mercúrio, e à medida que a temperatura aumenta este líquido se expande por capilaridade.
O termômetro de bulbo úmido tem o bulbo coberto por uma malha porosa (geralmente de algodão), que fica mergulhada num recipiente contendo água destilada. Esta malha fica constantemente úmida devido ao efeito de capilaridade.
O termômetro de globo e usado para medir o calor influenciado pela umidade do ar. Termômetro de bulbo Seco: Termômetro, com escala mínima de + 10 ºC a + 100 ºC e precisão mínima de leitura de + 0,1 ºC. É usado para medir a temperatura do ar.
Medições das Temperaturas de Bulbo Úmido e de Bulbo Seco A temperatura de bulbo úmido é lida de um termômetro de bulbo úmido, isto é, um termômetro usual. Já temperatura de bulbo seco é a temperatura que seria medida por um termômetro posicionado na mistura.
A temperatura do bulbo seco (t) do ar é a temperatura medida com um termômetro comum. Caso o termo temperatura seja usado sem uma especificação, o leitor deve entendê-lo como sendo a temperatura de bulbo seco.
Ao contrário da temperatura de bulbo seco, que é a temperatura indicada por um termômetro comum, a temperatura de bulbo úmido é uma indicação da quantidade de umidade no ar. Quanto menor a umidade relativa do ar, maior o resfriamento.
5.
A temperatura de bulbo úmido é medida por um termômetro de bulbo úmido. O termômetro de bulbo úmido tem o bulbo coberto por uma malha porosa (geralmente de algodão), que fica mergulhada num recipiente contendo água destilada. Esta malha fica constantemente úmida devido ao efeito de capilaridade.
IBUTG = 0,7 tbn + 0,1 tbs + 0,2 tg
O psicrômetro é um aparelho constituído por dois termômetros idênticos colocados um ao lado do outro, que serve para avaliar a quantidade de vapor de água contido no ar. A diferença entre os dois termômetros é que um deles trabalha com o bulbo seco e o outro com o bulbo úmido.