A cirurgia de vesícula (ou colecistectomia) é uma operação em que se efetua a remoção da vesícula biliar.
CID 10 K35 Apendicite aguda – Doenças CID-10.
Porque não é possível remover somente as pedras (ocorre recidiva em 100% dos pacientes). O procedimento cirúrgico é feito por meio de quatro pequenos cortes, sendo o maior, de 10mm, na região da cicatriz umbilical e outros de 5 mm.
As pedras da vesícula não são naturalmente expelidas pelo corpo e devem ser retiradas cirurgicamente, junto com o órgão, para evitar problemas de saúde.
Sim. 80% dos pacientes que têm cálculos na vesícula biliar não têm sintomas. Os 20% remanescentes apresentam sintomas como dor abdominal, náuseas e vômitos principalmente após a alimentação. Os sintomas podem ou não aparecer na presença de colelitíase (calculose da vesícula biliar).
Trabalhos mostram que menos de 15% das pessoas com pedras desenvolvem sintomas em um prazo de 10 anos. Além disso, a maioria dos pacientes que apresenta sintomas pelo cálculo biliar o fazem como cólica biliar, e não colecistite, colangite ou pancreatite.
Muitos fatores podem alterar a composição da bile e acionar o gatilho de formação de pedra na vesícula. Alguns fatores que aumentam o risco são: - dieta rica em gorduras e carboidratos e pobre em fibras; - vida sedentária, com elevação do LDL (mau colesterol) e diminuição do HDL (bom colesterol);