Para se preparar para a Primeira Eucaristia, a criança cristã deve aprender e compreender alguns dos princípios da Igreja, tais como os 10 Mandamentos, como acontece uma Celebração Religiosa (Missa), as principais Orações, os Mandamentos da Igreja e os 7 Sacramentos.
A primeira comunhão é um rito de passagem para os católicos. ... Antes de receberem a eucaristia, os candidatos ainda passam por outro sacramento, o da confissão, em que contam seus pecados para um padre. Pois bem, tudo isso ocorre atualmente com crianças de 10 anos, que iniciam a via-crúcis da preparação aos 8.
Curso que dura de um a um ano e meio é criticado por familiares. Mas a Igreja Católica se defende aponta que o ensino da fé cristã é um processo permanente.
Mas, normalmente, quando se considera que criança chegou à idade da razão (por volta dos 14 ou 15 anos), é que a Crisma ocorre. É o sacramento da maturidade espiritual cristã.
Inicialmente o batismo e a crisma eram realizados juntos, em um único ritual. ... Em um percurso inverso, os adeptos da cerimônia oriental preservaram a forma ancestral, na qual o próprio sacerdote que efetua o batismo já crisma o católico com o óleo sagrado pelo Bispo.
Um trabalho realizado com o apoio de leigos e jesuítas. Uma catequese fundamentada na conotação de histórias bíblicas. José de Anchieta no passado trabalhava muito com arte como um modo de iniciar os indígenas na experiência de fé cristã, era catequese narrativa.
1549
Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Sousa, em 1549. Eles eram liderados por Manuel da Nóbrega e tinham como principal missão a cristianização dos nativos e zelar pela Igreja instalada no Brasil colonial.
Qual a função da catequese jesuítica no Brasil? Coube principalmente aos jesuítas a conversão dos índios ao catolicismo e adaptá-los ao modelo de sociedade portuguesa. ... Deseatabilizar a cultura indígena pois dessa forma terminariam as guerras entre as tribos elevando a quantidade de convertidos à religião católica.
As missões jesuítas guaraníticas eram um conjunto de trinta cidades missionárias fundadas no século XVII pela ordem religiosa católica da Companhia de Jesus, entre os aborígenes guaranis e povos relacionados, cujo propósito era sua evangelização.
Coube aos espanhóis o papel de idealizar e construir essas missões compostas por sete reduções, que foram: redução de São Francisco de Borja, de São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio.