Para calcular a força normal de um objeto que está em repouso numa superfície plana, utiliza-se a seguinte expressão:
Para isso, usamos aquela velha fórmula P = m . g, em que m é a massa do objeto e g é a aceleração gravitacional, cujo valor é de aproximadamente 10 m/s2.
Para o cálculo da aceleração em g, como o usado na matéria sobre Skytrax e GPS, divida a velocidade em km/h por 3,6 e divida esse resultado pelo tempo registrado em segundos. A resposta é em metros por segundo por segundo (m/s2). Note que, como tempo está no denominador, quanto menor for, maior será a aceleração.
Essa fórmula pode ser resumida pela equação F = ma, onde F é a força, m é a massa do corpo e a é a aceleração. Com o uso dessa lei, é possível calcular a força da gravidade de qualquer corpo na superfície da Terra usando a aceleração da gravidade conhecida.
Como calcular o peso pelo volume de um objeto
Assim, se o valor de gravidade (g) na superfície do planeta Terra é de aproximadamente 10 m/s2 , qual é o peso de um corpo de massa 60kg? Logo, o peso de uma pessoa de massa 60 kg no planeta terra é de 600 N.
m=dxv
A densidade é a relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. Densidade é a relação existente entre a massa e o volume de um material, a uma dada pressão e temperatura.
A densidade é a relação entre a massa de um material e o seu volume (d = m/V) em uma dada temperatura e pressão. Para líquidos e sólidos, a unidade mais usada para densidade é g/cm3 (ou g/mL), lembrando que 1 cm3 = 1 mL. Já para gases é mais comum a unidade g/L.
Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância. O cálculo da densidade é feito pela divisão da massa do objeto por seu volume.
Mercúrio
Tem mais depois da publicidade ;) De acordo com a definição dada pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida de densidade é o kg/m3 (quilograma por metro cúbico). Sendo assim, podemos concluir que o cálculo da densidade de um objeto só depende de sua massa total e de seu volume.
No Sistema Internacional de Unidades, foram definidas sete principais grandezas, sendo elas: comprimento (m), massa (kg), tempo (s), corrente elétrica (A), temperatura termodinâmica (K), quantidade de substância (mol[12]), e intensidade luminosa (cd). A partir dessas unidades, se derivaram as demais.
As unidades mais utilizadas para o trabalho com comprimento são:
As unidades de volume mais utilizadas são: metro cúbico (m³), decímetro cúbico (dm³) e centímetro cúbico (cm³). Dentre as medidas de capacidade mais utilizadas temos o litro (l) e o mililitro (ml). Podemos relacionar as medidas de volume com a capacidade de um sólido geométrico.
São elas: quilômetros cúbicos (km³), hectômetros cúbicos (hm³), decâmetros cúbicos (dam³), metros cúbicos (m³), decímetros cúbicos (dm³), centímetros cúbicos (cm³), milímetros cúbicos (mm³). Para executar a conversão dessas unidades, basta multiplicar ou dividir por 1000.