No ciclo lisogênico, o vírus não se reproduz imediatamente, em vez disso, combina as suas instruções genéticas com as da célula hospedeira. Uma vez infectada, a célula continua as suas operações normais, como a reprodução e o ciclo celular.
Significado de Lisogênico adjetivo Genética. ... Ocasionador da lisogenia - diz-se do vírus. Diz-se da ou bactéria possuidora do ADN de um bacteriófago aclopado em sua sequência de DNA ou ao seu cromossomo. Etimologia (origem da palavra lisogênico).
O profago é o nome atribuído ao pedaço de material genético alheio (vindo, normalmente, de um tipo de vírus denominado bacteriófagos) que se integra ao DNA da bactéria. Desse modo, quando ela se reproduz, esse pedaço também é copiado, estado presente nas bactérias "filhas".
A reprodução dos vírus de DNA, basicamente ocorre através de dois tipos de ciclos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. Contudo, no ciclo lítico a célula hospedeira é destruída, enquanto no ciclo lisogênico o hospedeiro é preservado.
Veja as etapas desse ciclo reprodutivo: Adsorção – fase em que ocorre o reconhecimento e a fixação do vírus à célula. Penetração – inserção do genoma viral no interior da célula hospedeira. Síntese – estágio do ciclo em que o vírus começa a determinar as atividades metabólicas da célula.
Os vírus podem assumir várias formas diferentes. Comumente, é apenas uma capa de proteínas como um genoma dentro. Assemelha-se a uma caixa com uma série de instruções dentro. Alguns vírus mais complexos são os bacteriófagos (ou fagos), que possuem uma “cabeça” onde é guardado o material genético e uma cauda helicoidal.