Resposta. O soneto é um poema que se estrutura formalmente em duas estrofes de quatro versos cada, os quartetos ou quadras, e duas estrofes de três versos cada, os tercetos - tendo, no todo, 14 versos. Foi criado por Petrarca, escritor italiano.
O que é um soneto??? Um poema de 4 estrofes, em que as duas primeiras são quartetos (quatro versos em cada) e as duas últimas são tercetos (três versos em cada), totalizando 14 versos. Um soneto sempre terá essa estrutura, se tiver versos a menos ou a mais, não será soneto.
Por fim, o soneto é um poema de forma fixa. Tem quatro estrofes, sendo que as duas primeiras se constituem de quatro versos, cada uma, os quartetos, e as duas últimas de três versos, cada uma, os tercetos. Todos eles têm dez sílabas poéticas, classificando-se como decassílabos.
O soneto: é um tipo de poema que se apresenta sob uma estrutura fixa: quatro estrofes, sendo dois quartetos (estrofes compostas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes compostas por três versos). Todos os versos possuem dez sílabas poéticas, chamadas de decassílabos.
1 – O que há de comum entre os dois poemas? Os dois poemas dizem essencialmente o mesmo, tanto que podemos reconhecer no poema de Bandeira quase todos os versos presentes no soneto de Bocage. ... O poema de Bocage é um soneto composto por versos decassílabos que apresentam rimas interpoladas (ABBA ABBA CDC CDC).
Poema é um texto literário escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Esses versos podem ser regulares, brancos ou livres. Se for composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas. Também pode ser narrativo, dramático ou lírico.
Numa análise formal, os poemas são analisados quanto ao número de estrofes, número de versos por estrofe, esquema rimático em cada estrofe, métrica dominante e tipo de rima existente. A poesia, por oposição à prosa, é escrita em verso. Cada linha do poema é chamada de verso.
Escrevendo um poema em 10 passos
Alinhe o texto do poema.
A poesia não se costuma escrever em páginas A4 (21×27,9cm), que é o formato de página que estamos habituados a usar. Apesar de que o Word o indica por defeito, o mais normal é que se usem páginas mais pequenas como A5 (14,8x21cm). Para modificar esta definição deve fazê-lo no menu Esquema de Página, na opção Tamanho.
Verso é cada linha do poema. Na poesia, uma estrofe é uma divisão de quatro ou mais linhas com um comprimento fixo, verso ou de rima esquema. Estrofes da poesia são semelhantes aos parágrafos em prosa.
Para transformar um poema em prosa basta reescrever aquilo que o poema contém em forma de uma narrativa, uma história, com um começo, um meio e um fim, e cujo objetivo maior não é organizar as palavras em formas pré-definidas, mas sim transmitir informações.
O que é estrofe? Cada um dos blocos de versos é chamado de estrofe. No poema mencionado como exemplo inicial, percebemos dois blocos de quatro linhas mais dois blocos de três linhas, ou seja, são quatro estrofes: duas com quatro versos, duas com três versos.
Para realizar um bom comentário deve-se evitar as listas e explicações que não trazem nada sobre o texto, o importante é procurar o seu valor poético no poema em análise. Deve-se sempre referir o valor expressivo das figuras de estilo e o valor expressivo que apresentam os materiais linguísticos ( palavras).
Há quem diga que poesia é aquele texto com verso regulado por métrica e com rimas no final, simples assim, mas, tem quem ache que é mais que isso. Que é a liberdade de escrita, de estruturas sem amarras. Poesia pode ser escrita em versos e estrofes, sendo longo ou curto, rimada ou livre.
Faça uma lista de rimas perfeitas.