A principal diferença entre os três é o local em que as reservas de nutrientes são acumuladas. Enquanto em bulbos e tubérculos elas aparecem no caule do vegetal, nas tuberosas elas ficam nas raízes. Um exemplo clássico de tubérculo é a batata. ...
O sistema de raízes das monocotiledôneas é fasciculado, um sistema radicular fibroso com várias raízes moderadamente ramificadas crescendo a partir do caule. Por outro lado, as dicotiledôneas têm um sistema de raiz principal, com outras raízes que brotam lateralmente a partir dela.
Monocotiledôneas são as plantas angiospermas que possuem apenas um cotilédone na semente.
Nas dicotiledôneas, os vasos se agrupam num anel cilíndrico; o resto do caule é formado pelo tecido fundamental e costuma dividir-se em córtex, situado na superfície exterior do cilindro vascular, e medula, situada no interior.
A estrutura primária do caule se origina a partir de uma intensa atividade mitótica das células do meristema apical. ... Se examinarmos o corte transversal de um caule primário, teremos as seguintes camadas: epiderme, córtex e sistema vascular.