Quantos quilogramas-força por centímetro quadrado tem um psi? 1 libra por polegada quadrada é igual a 0.kgf/cm², que é o fator de conversão de psi para kgf/cm².
Também é uma das mais simples. Se você medir a distância vertical em metros entre o nível superior da água (provavelmente de uma caixa d'água ou reservatório) até a saída de água terá a pressão em m.c.a.
O dimensionamento correto de uma rede hídrica deve assegurar o caudal nominal previsto em cada ponto de consumo de água, independentemente das exigências dos utilizadores e das condições de funcionamento. Por este motivo, convém manter e assegurar uma pressão, no ponto de utilização, compreendida entre 1,5 e 3 bar.
A pressão pode variar conforme o bairro, e seria necessário de equipamento ( medidor de pressão com manômetro) para ser exato. Um processo simples, seria: instale uma mangueira na entrada de agua, e verifique ate quantos metros o jato sobe, dai vc terá quantos metros de coluna d'água esta na sua rede.
Já a redução da pressão é uma adequação da pressão empregada na rede de água à necessidade da região, de acordo com os hábitos de consumo da população. Durante o processo, a Sabesp mantém a pressão na rede de água de acordo com o patamar fixado pelas normas brasileiras de 10 mca, garantindo o abastecimento.
10 m.c.a.
Um sistema de distribuição de água consiste em uma rede formada por um conjunto de tubulações, conexões, reservatório e bombas hidráulicas. Sua função é atender os pontos de consumo de uma cidade ou setor dentro das condições sanitárias, vazão e pressão exigidas.
O controle é realizado durante as 24 horas do dia e intensificada no período noturno, quando há menor consumo, como forma de evitar perdas de água por vazamentos e rompimento de tubulações.
As válvulas redutoras de pressão são dispositivos mecânicos que, com a passagem da água, reduzem a pressão através de uma perda de carga. Quando não há consumo a válvula se fecha, fazendo com que a pressão excessiva não passe para a tubulação a jusante.
Retire a conexão entre o cano da parede e o tubo ligado ao vaso (é só desenroscar o tubo ligado ao cano) até que a água comece a jorrar. Não se esqueça de colocar um balde próximo à parede para receber a água e evitar molhar o piso. Deixe a água sair até que esteja um fluxo bem forte, e então feche novamente a conexão.
Funciona da seguinte maneira: quando a pressão da água da rede pública for maior que a pressão interna da caixa d'água, automaticamente o êmbolo bloqueará a utilização de água da caixa e o fluxo de água será diretamente da rede.
O redutor deve ser colocado na entrada de água, conforme orientação do fabricante (veja vídeo acima). Levantamento do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP) aponta que o chuveiro pode representar entre 28% e 54% do consumo em um apartamento, dependendo do modelo.
Os redutores são pequenos anéis que controlam a quantidade de água na saída das torneiras de banheiros, cozinhas e tanques. No mercado, é possível achar kits que permitem vazão entre 6 litros e 14 litros por minuto.