Os pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas) são, em geral, identificados como subjetivos, ou seja, desempenham o papel de sujeito. Todavia, há casos em que podem exercer as funções de predicativo do sujeito e vocativo (tu e vós).
De acordo com a função que exercem, eles são classificados em sete tipos:
Pronomes são palavras que substituem ou determinam os substantivos. Existem vários tipos de pronomes: pronomes pessoais, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos, pronomes interrogativos, pronomes relativos e pronomes indefinidos.
Preposição é a palavra invariável que liga dois termos da oração, subordinando um ao outro. ... A última palavra dessas locuções é sempre uma preposição. Exemplos: por causa de, ao lado de, em virtude de, apesar de, acima de, junto de, a respeito de... As preposições podem combinar-se com outras classes gramaticais.
Por exemplo: você pode ter 10 mulheres e um homem numa sala, mas para fazer menção ao conjunto de pessoas, vai optar por um pronome masculino – 'eles'. Na linguagem neutra, usada para se referir a pessoas sem delimitar o gênero, 'amigues' substitui 'amigos', por exemplo.
Dividem-se em retos, oblíquos e de tratamento. Os pronomes pessoais oblíquos referem-se ao objeto direto ou ao indireto, sendo átonos ou tônicos. São pronomes oblíquos átonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes. São pronomes oblíquos tônicos: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas.
Pronomes Pessoais
Os pronomes pessoais em espanhol (pronombres personales) designam os participantes de um discurso. Além disso, eles podem substituir os substantivos de uma oração, sejam eles comuns ou próprios. São eles: yo, tú, usted, vos, él, ella, nosotros, nosotras, vosotros, vosotras, ustedes, ellos e ellas.
Los pronombres personales son palabras que usamos cuando queremos hablar de nosotros mismos (primera persona), del oyente referido por el hablante (segunda persona) y el conjunto de todo lo demás (tercera persona).
Quadro dos pronomes possessivos
Pronomes possessivos: são palavras que, ao indicarem a pessoa gramatical (possuidor), acrescentam a ela a idéia de posse de algo (coisa possuída). Pronomes Demonstrativos são palavras que indicam, no espaço ou no tempo, a posição de um ser em relação às pessoas do discurso.
Os pronomes possessivos mantêm uma estreita relação com os pronomes pessoais pois indicam aquilo que cabe ou pertence aos seres indicados pelos pronomes pessoais. Pronomes possessivos normalmente indicam posse, como por exemplo: meu, minha, teu, tua, seu, sua, etc.
Os pronomes possessivos concordam em gênero e número com a coisa possuída, e em pessoa com o possuidor. (eu) Quebrei meu relógio. (tu) Fizeste tua roupa? (nós) Compramos nosso apartamento.
Os pronomes possessivos podem ser classificados ainda em pronome possessivo adjetivo, quando acompanha, determina e modifica os substantivos, e em pronome possessivo substantivo, quando substitui o substantivo numa frase.
A palavra minha indica posse, e concorda com a coisa possuída (bicicleta, feminino singular) e também com a pessoa que fala, no caso eu, 1ª pessoa do singular. Minha é um pronome possessivo. PRONOMES POSSESSIVOS são aqueles que indicam posse em relação às três pessoas do discurso.
a) Quantas vezes são empregados pronomes possessivos no texto? 7 (sete) vezes.
Pronomes Possessivos em Inglês
Eles não empregam o mesmo pronome, porque a casa é de um deles. Eles não moram juntos. Explicação: Susie está indo para a casa de Calvin.
Principais pronomes de tratamento e abreviações
Os pronomes de tratamento mais comuns hoje em dia são:
A forma habitual de se iniciar uma carta para uma organização é utilizando-se as expressões Prezado Senhor ou Prezada Senhora. Estas cartas geralmente devem terminar com a expressão Atenciosamente. Se você souber o nome da pessoa a quem deve dirigir-se, use então Prezado Sr. Fulano de Tal e termine com Cordialmente.
2) É importante saber alguns cargos e respectivos pronomes de tratamento: arcebispo (Vossa Excelência); bispo (Vossa Excelência); cardeal (Vossa Eminência); comandante geral da Polícia Militar (Vossa Excelência); cônsul (Vossa Senhoria); coronel (Vossa Senhoria); deputado (Vossa Excelência); desembargador (Vossa ...