A sua porção continental, isto é, a sua localização acima do nível dos oceanos é chamada de terras emersas, e sua porção oceânica é chamada de terras imersas, que ocupam 71% de toda a sua área.
São terras que não estão cobertas pelas águas, ou estão sobre a água. Também pode-se dizer que, são terras acima do nível do mar. Exemplo: o território brasileiro é de terras emersas. E as terras imersas são aquelas que ficam abaixo do nível do mar.
São pedaços de terra que estão acima (emersas) ou abaixo da água (submersas). Geralmente elas ficam submersas por causa de enchentes ou algo parecido.
A- A superfície terrestre é a parte mais externa da crosta terrestre. Ela é composta pela parte continental, localizada acima do nível do mar e chamada de terras emersas e pela porção oceânica, ou as chamadas terras imersas. Assim, a superfície terrestre apresenta dois itens principais, como as rochas e os minerais.
Chamamos de terras emersas, aquelas que não estão cobertas pelas águas, ou seja, estão acima delas. A esse conjunto de terras emersas denominamos continentes.
Por essa razão, os continentes da Terra são: América, Europa, Ásia, África, Oceania e Antártida.
Ao longo de milhões de anos, com o movimento das placas tectônicas, a Pangeia dividiu-se inicialmente em duas partes: Gondwana e Laurásia. ... A Teoria da Tectônica de Placas, que aperfeiçoou a Teoria da Deriva Continental, é, atualmente, a forma mais aceita de se explicar a formação dos continentes.
Se considerarmos que os oceanos, diferentemente dos mares, não estão cercados pelos continentes em pelo menos três lados, podemos dizer que existem apenas três oceanos: o Pacífico, o Atlântico e o Índico, uma vez que os oceanos Glacial Ártico e Glacial Antártico seriam, na verdade, grandes mares (ou um conjunto de ...
"Existem apenas três oceanos no mundo: Pacífico, Atlântico e Índico. Os oceanos Glacial Ártico e Glacial Antártico, na verdade, são mares, pois são rasos e não muito extensos.
Na literatura ficcional árabe ou europeia durante a Idade Média, era recorrente a alusão a eles. Ei-los: Mar Adriático, Mar Arábico, Mar Cáspio, Mar Mediterrâneo, Mar Negro, Mar Pérsico e Mar Vermelho, dentre outros.
Sete mares era uma designação histórica usada até a Idade Média na literatura ficcional árabe e europeia. Desta lista, faziam parte os mares Adriático, Arábico, Cáspio, Mediterrâneo, Negro e Vermelho e o golfo Pérsico.
Tais corpos d'água obviamente tinham outros nomes no árabe da época. Para os europeus da Idade Média, os mares eram o Meditarrâneo, o Adriático, o Negro, o Vermelho, o Cáspio, o Golfo Pérsico e o Mar da Arábia.
Atualmente são considerados como os Sete Mares do mundo os oceanos:
No planeta são identificados cinco oceanos, apesar de todos possuírem ligações uns com os outros, são classificados como: oceano Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Antártico e Glacial Ártico.
10 maiores mares do mundo
O Oceano Pacífico
O Drake, a passagem entre a América do Sul e a Península Antártica, é o ponto de encontro entre os oceanos Pacífico e Atlântico.
Num trecho do rio Wharfe, localizado entre a Barden Tower e a Abadia de Bolton na região de Yorkshire no norte da Inglaterra, fica o local mais perigoso do mundo. Conhecido como Bolton Strid, o trecho de água tem uma taxa de mortalidade de 100%, ou seja, toda pessoa que cair ali terá morte certa.
As 10 águas mais perigosas do mundo
Somos cercados por água, mas a verdade é que não conhecemos quase nada do fundo do mar. Segundo a Organização Nacional Francesa de Hidrografia (OIH), após 200 metros de profundidade, só desbravamos 10%. Para alguns cientistas, o universo sob as ondas é menos conhecido do que a superfície da Lua.