Inbound e Outbound são duas formas diferentes de trabalhar as estratégias de marketing de uma empresa. O Inbound Marketing busca despertar o interesse do cliente com conteúdo relevante para que ele chegue ao seu produto. O Outbound Marketing é mais tradicional, com o uso de propagandas físicas e digitais.
A operação inbound, mais conhecida como “receptiva”, é aquela onde os atendentes aguardam ligações de clientes. A equipe está preparada para vender produtos, tirar dúvidas e oferecer suporte técnico, entre outros. Já a outbound, ou “ativa”, faz exatamente o contrário: os agentes entram em contato com as pessoas.
Trata-se, portanto, da forma tradicional de telemarketing, com a qual as pessoas já estão acostumadas. A grande característica da venda por telefone do tipo Outbound é que o indivíduo que é alvo da ligação é abordado em momentos definidos pela gestão, com ofertas que podem ou não caber em seu perfil.
Outbound Sales é uma metodologia de vendas baseada na prospecção ativa de novos clientes, dessa forma, o próprio vendedor que estabelece o primeiro contato com o seu público-alvo, e não o contrário.
Vendas Inbound – Elas derivam do Inbound Marketing, que é uma abordagem de marketing voltada principalmente ao marketing digital. O Inbound começa com o objetivo de atrair visitantes para a plataforma online (site/blog) e gerar leads orgânicas para o time comercial.
No Inbound Marketing, é o cliente que procura pela empresa e não o contrário. Ou seja, são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para seu blog ou site e, a partir dessa atração, é feito todo um trabalho de relacionamento com essa pessoa.
Por isso, o inbound precisa ser dividido em pelo menos 4 fases importantes: ATRAIR, CONVERTER, FECHAR e MANTER. Nessa fase você não conhece seu possível cliente e ele desconhece a sua empresa também. Esse prospect não sabe como funciona seu produto/serviço ou se quer sabe que precisa das suas soluções.
Veja passo a passo como fazer:
Sendo também conhecido como marketing de atração, o inbound marketing objetiva conquistar a atração das pessoas e se relacionar e ajudar através de conteúdos. Ao fazer isso cria-se conexões entre o possível cliente e a marca, para só depois encaminhá-lo até o momento de compra.
A estratégia de Inbound Marketing combina a produção de conteúdo com automação de marketing e possui uma metodologia baseada em quatro etapas:
O analista de inbound marketing é o profissional responsável por gerenciar o funil de marketing. ... Para isso, pode atuar como responsável pela automação de marketing e até como gestor de projetos das demandas envolvendo produção de conteúdo, SEO, mídias sociais, desenvolvimento web e compra de mídia do cliente.
Com o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah em 2009, o termo começou a se popularizar. ... Alguns exemplos de recursos utilizados nessas estratégias são blogs, postagens em redes sociais, vídeos no youtube e newsletters.
A principal vantagem do inbound marketing sobre o marketing digital tradicional está no fato de essa estratégia ser focada na atração dos clientes em potencial. Isso ocorre por meio da entrega de conteúdo relevante e pode resultar em uma série de benefícios aos negócios.
R$ 6.