A membrana plasmática é composta por lipídios e proteínas. Dizemos que é lipoproteica. Os lipídios são principalmente fosfolipídios e os glicolípidios. A membrana é semipermeável, isto é, ela permite ou impede a entrada e a saída de algumas substâncias.
Em outras palavras, a existência da estrutura laminar ocorre por conta da composição química da membrana, a qual é formada por uma bicamada lipídica separada por grupos fosfatos, formando a estrutura laminar, quando visualizadas em procedimentos laboratoriais, como as eletromicrografias.
As membranas biológicas são finíssimas películas constituídas basicamente por proteínas e fosfolipídios que envolvem as células vivas e delimitam as organelas no seu interior, tornando possível a interação de uma célula com outras e com as moléculas do meio.
Além de abundante, a água é fundamental para os seres vivos porque praticamente todas as moléculas que ocorrem nos seres vivos – as biomoléculas - assumem suas formas graças às propriedades físicas e químicas da água, o que as capacitam a executar suas funções biológicas; o meio no qual ocorre a maioria das reações nos ...
Difusão passiva O índice de difusão é diretamente proporcional ao gradiente, mas também depende de solubilidade lipídica, tamanho e grau de ionização da molécula e da área da superfície de absorção. Como a membrana celular é lipoide, os fármacos solúveis em lipídios difundem-se de modo mais rápido.
A disciplina Farmacologia Aplicada aborda conhecimentos avançados de fármacos no tocante aos aspectos farmacocinéticos descritivos (absorção, distribuição e eliminação) e quantitativos (modelos farmacocinéticos (teóricos e matemáticos).
A farmacocinética estuda o que o organismo faz com o fármaco, ao passo que a farmacodinâmica (ver Cap. 2) descreve o que o fármaco faz no orga- nismo.
Os parâmetros farmacocinéticos de maior relevância são: o pico plasmático, que representa a concentração máxima (Cmax); a meia-vida (t1/2), que é o tempo que uma droga leva para redu- zir sua concentração plasmática à metade, independe da dose administrada; e a área sob curva (AUC, do inglês area under the curve),(7) ...
A concentração do fármaco no sangue em função do tempo é uma medida comum da extensão da biodisponibilidade de um Fármaco Biodisponibilidade (F) = [ ] sérica (Cp) Tempo (h) v.o. i.v. ... CLr = volume de plasma que contém a quantidade da substância removida pelos rins na unidade de tempo.
Após a administração de um fármaco ocorre a absorção, que é o caminho da droga percorrido até chegar a corrente sanguínea. Cada via de administração possui características próprias. A maioria dos fármacos administrados pela via oral e em menor proporção pela via retal sofre o efeito de primeira passagem.