O satélite está sempre rodando e faz dois movimentos: gira ao redor da Terra, acompanhando o movimento de translação ao redor do Sol (no chamado movimento de translação da Lua), e em torno de si (movimento de rotação).
A velocidade orbital da Lua é de 1,03 quilômetro por segundo. A distância média entre a Lua e a Terra é de 384400 quilômetros. Contudo, como a órbita é elíptica, a máxima aproximação acontece a 363 mil quilômetros de distância (perigeu) e a máxima distância ocorre a 406 mil quilômetros (apogeu).
por que ela não gira em torno de si? A rotação da Lua em torno de seu eixo tem o mesmo período que a translação da Lua em torno da Terra, cerca de 27 dias. Portanto ela gira em torno de seu próprio eixo, mostrando sempre a mesma face para a Terra.
O lado oculto da Lua (também chamado de lado negro da Lua ou lado escuro da Lua) é o hemisfério lunar que não pode ser visto da Terra em decorrência da Lua estar em rotação sincronizada com a Terra. ... O "lado escuro" é, na verdade, um lado não visível da Lua, o "lado oculto", quando observada da superfície terrestre.
Por causa de um fenômeno chamado "rotação sincronizada" nós só conseguimos ver uma face da Lua. Isso quer dizer que o tempo de rotação da Lua é igual ao seu período orbital. Ou seja, o tempo em que a Lua gira em torno de seu próprio eixo é igual ao tempo que ela leva para girar ao redor da Terra.
27,3 dias
Em 2021, os eclipses lunares ocorrem na quarta - feira, 26 de maio e na sexta - feira, 19 de novembro.
Tipos de eclipses lunares
Os próximos eclipses solares completos serão na Antártica (dezembro de 2021), Indonésia e Austrália (abril de 2023), EUA e Canadá (abril de 2024), sul da Europa e Groenlândia (agosto de 2026), e na maior parte do Norte da África e Oriente Médio (agosto de 2027).
O último mês de 2020 reserva alguns eventos celestiais para os astrônomos e observadores, como o eclipse total, que vai acontecer na próxima segunda-feira (14), às 11h33 (horário de Brasília). O evento terá fim às 14h53.
14 de dezembro de 2020
Já o eclipse solar parcial poderá ser visto no Brasil, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. À BBC News, o professor do departamento de astronomia IAG, da USP, Roberto Costa, afirmou que no Brasil, o fenômeno deverá ser melhor visualizado nas regiões Sul e Sudeste.
8 chuvas de meteoros entre 6 e 14 de dezembro de 2020 Entre as noites de 06 e 14 de dezembro de 2020 teremos oito chuvas de meteoros.
Eclipse pode ser apreciado parcialmente de vários outros países do continente, como Peru, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina. ... Mas que poderá ser visto em sua totalidade em pontos do Chile e da Argentina.
11h33
A maioria das áreas no Brasil onde ocorrerá o eclipse solar parcial estará com grande quantidade de nuvens. Todo o evento deste eclipse solar ocorre entre 12 horas e 15 horas e neste período, com a grande quantidade de áreas de instabilidade que estão sobre o Brasil, no mínimo teremos muitas nuvens.
O dia será marcado por um eclipse solar, que começou às 11h33 e dura até as 14h53. O evento é o alinhamento astronômico em que a Lua fica entre o Sol e a Terra. Saiba, abaixo, como e onde assistir ao fenômeno.