O rizoma é geralmente articulado formado por tubérculos ovóides, rugosos e prensados uns contra os outros. Cultivo: Há diversas variedades de gengibre popularmente conhecidas: branca, azul e amarela.
O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta da família das Zingiberaceae e originária da ilha de Java, Índia e China. A planta foi levada para a Europa durante as Cruzadas, tendo se propagado por todo o continente. No Brasil, o gengibre foi introduzido pelos portugueses por volta do século XVI.
O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. No norte do Brasil é também conhecido por mangarataia.
O Gengibre serve para ajudar a emagrecer e ajudar a tratar a má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriado, colesterol alto, pressão alta, tosse, dores musculares, problemas de circulação sanguínea e artrite.
Dispepsia, atonia do estômago, cólicas flatulentas, catarro crônico, rouquidão, bronquite e asma. Para dores reumáticas, traumatismos (principalmente articulares e torcicolos), usar em compressas e/ou fricções. Estimula a digestão, é carminativo.
O chá deve ser preparado da seguinte forma:
A raiz é composta por vitamina B6, assim como pelos minerais potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades se tornam pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta. Como se trata de uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizá-las.
O gengibre tem ação antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripes, resfriados, câncer e envelhecimento precoce. Além disso, ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite.
O gengibre tem propriedades vasoconstritoras, dessa forma, é não é indicado seu consumo exagerado por pessoas com hipertensão (pressão alta), pois pode piorar esse quandro. No caso de hipotensos (pressão) ele pode ser eficaz na estabilização em níveis normais da pressão arterial.
Melhorar a respiração e aliviar sintomas de tosse e falta de ar; Prevenir náuseas e vômitos; Combater azia e gases intestinais; Aliviar a dor causada pela artrite.
Recomenda-se o consumo de até 10 gramas de raiz fresca de gengibre ou, metade desta quantidade, se ingerida em pó. Contudo não exceda o máximo indicado já que em excesso tudo faz mal até o gengibre, provocando azia, reações intestinais ou cutâneas.
Comprar Gengibre Em Pó com o melhor preço é na farmácia online Drogaria Minas-Brasil. Entregamos Gengibre Em Pó em todo do Brasil.
Corte o gengibre (com casca) em pedaços. Cubra-os agora no papel toalha (melhor ainda se embalar individualmente) e coloque-os no saco plástico para congelamento. Deixe no congelador/geleira.
Você pode secar no forno, o que leva muito menos tempo (2 a 3 horas) ou pode usar um desidratador ou o sol (os quais levarão mais de 8 a 10 horas). Com a secagem no forno, você corre o risco de queimar a cúrcuma e destruir compostos importantes nela.
Uma ótima dica é congelar o gengibre. Descasque e coloque o gengibre no freezer enrolado em plástico. Quando precisar de um pouco de gengibre, rale o pedaço congelado. Se for usar o gengibre em pedaços, corte-o no tamanho que irá usar antes de congelar.
Armazenando gengibre na geladeira. Guarde o gengibre em um saco plástico vedado. Para armazenar gengibre em um saco plástico vedado, basta colocá-lo com casca no saco, tomando cuidado para tirar todo o ar. Coloque-o na gaveta de vegetais da sua geladeira e ele vai ficar crocante e fresco durante várias semanas.
Bônus: prefere gengibre em fatias fininhas? Pode congelar também. Ele fica soltinho, é só pegar o quanto quiser e mandar para a panela quente. Congele em um saco.
Para saber se o Gengibre estragou primeiro segure a raiz dele em sua mão e aperte, ele precisa estar duro e firme, não pode estar mole, murcho ou esponjoso, pois se não estiver firme, é sinal de que ele estragou e precisa ser descartado. Verifique a raiz bem de perto, e busque por sinais de fungos.
Validade – 6 meses, se guardado em pote seco, longe da luz e umidade. B) Congelado: o gengibre dura por volta de 3 semanas na geladeira. Caso queira congelar, ele poderá durar até 6 meses.
O gengibre possui um talo grosso e varia de uma cor branco-esverdeada até diversas tonalidades de bége.
Algumas variedades de gengibre contêm compostos chamados antocianinas, que podem ficar azuis quando expostas a ácidos (esses são os mesmos compostos que às vezes ficam azuis no alho).