O sangue é um tipo especial de tecido conjuntivo que pode ser dividido em duas partes: plasma (parte liquida) e células sanguineas (elementos figurados do sangue). Os glóbulos sanguíneos são os eritrócitos ou hemácias ou glóbulos vermelhos, as plaquetas e diversos tipos de leucócitos ou glóbulos brancos.
Célula sanguínea é a designação genérica dada a qualquer célula constituinte do sangue. São os principais constituintes dos chamados "elementos figurados".
Funções do Sangue Levar oxigênio e nutrientes para as células; Retirar dos tecidos as sobras das atividades celulares (como gás carbônico produzido na respiração celular); Conduzir hormônios pelo organismo.
O sangue humano faz parte do sistema circulatório, formado também pelo coração e vasos sanguíneos. Sua principal função é a distribuição dos nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células do corpo humano.
O sangue tem como função a manutenção da vida do organismo no que tange ao transporte de nutrientes, excretas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico, hormônios, anticorpos, e demais substâncias ou corpúsculos cujos transportes se façam essenciais entre os mais diversos e mesmo remotos tecidos e órgãos do organismo.
No sangue, encontramos nutrientes gerados pelos alimentos que comemos, células que defendem o nosso organismo de doenças, oxigênio obtido com a respiração… Se o sangue ficasse parado, somente uma parte do nosso corpo desfrutaria de tudo o que ele tem a oferecer.
Nas artérias maiores o sangue alcança a velocidade de 1,5 Km/h. Quando atinge os vasos menores, cai para 1 milésimo disso.
As artérias, arteríolas, veias e capilares sanguíneos dos seres humanos, em conjunto, têm o comprimento de 100 mil quilômetros, que permitiria que fossem dadas duas voltas e meia na Terra. São artérias que dão passagem ao sangue.
Os cinco órgãos mais pesados do corpo humano são os intestinos, com o grosso quantificando 1,8 kg, e o delgado, 1,5 kg; seguidos pelos pulmões, com pouco mais de 1 kg cada um; depois, pelo fígado, com, em média, 1,5 kg; o cérebro, também com cerca de 1,5 kg, e o coração, que geralmente pesa aproximadamente 300 gramas.
Por causa do peso da cabeça, de 6 kg na média para adultos, quanto maior a inclinação, maior a pressão. Em postura ereta, a pressão sobre a coluna cervical é de entre 4,5 kg e 5,5 kg.
O cálculo é simples: uma cabeça humana pesa 5 quilos, em média. Esse peso é amplificado caso o crânio seja inclinado para baixo, já que o movimento aumenta a força da gravidade, dependendo do grau de inclinação. Com o pescoço inclinado a 60º, o impacto na coluna do usuário chega a 27 kg.
O fêmur ou fémur é o osso mais longo e mais volumoso do corpo humano, e localiza-se na coxa. Também é o osso mais resistente, suportando uma pressão de 1 230 Kg por centímetro quadrado sem se ferir.
No total, ela mede cerca de 2 metros quadrados, o equivalente a um retângulo de um metro de largura por dois de comprimento. E pesa perto de 3 quilos.
Então aí vão algumas curiosidades sobre o coração humano: 1. O coração de um homem adulto é do tamanho de um punho fechado e pesa apenas 340 gramas.
O coração humano é um órgão muscular oco que representa a parte central do sistema circulatório. Ele mede cerca de 12 cm de comprimento e 9 cm de largura. Pesa, em média, de 250 a 300 g nos adultos.
Um coração de um adulto médio mede aproximadamente 12 centímetros de altura por 8 centímetros de largura.
O coração, órgão do sistema cardiovascular, é uma câmara oca com quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Possui o formato de um cone invertido com o ápice voltado para baixo e apresenta o volume aproximado de uma mão fechada. Normalmente pesa cerca de 300 g. Observe as principais partes do coração humano.
A frequência dos batimentos cardíacos depende da atividade que o indivíduo está realizando (repouso ou em exercício) e é medida pelo número de contrações do coração por uma unidade de tempo, geralmente por minuto. Por isso é expressa em BPM (batimentos por minuto).
a função do coração é bombear sangue e o principal tecido que compõe esse órgão é o miocárdio.
Coração: órgão responsável por garantir o bombeamento do sangue; Vasos sanguíneos: são tubos por onde o sangue passa. Os três principais tipos de vasos sanguíneos são: artérias, veias e capilares.
De modo semelhante, qualquer que fosse a fonte de energia do corpo, não havendo oxigênio, essa energia deveria chegar aos pontos mais extremos do corpo. Assim, quem realiza esse trabalho é o sangue, através do impulsos (batimentos) gerados pelo coração.