Os tipos de aparelho ortodôntico
O primeiro passo para colocar o aparelho é o preparo da boca. O dentista, além de promover uma limpeza profunda, deve fazer a aplicação do ácido fosfórico, que promove uma maior porosidade do esmalte, facilitando a fixação dos bráquetes.
Geralmente, o tratamento ortodôntico pode levar entre 6 e 24 meses. Vale ressaltar, porém, que a duração do processo depende de uma série de fatores, variando de pessoa para pessoa.
O aparelho ortodôntico fixo é a solução que muitas pessoas encontram para ter o sorriso... O aparelho ortodôntico fixo é, muitas vezes, a principal solução para ter um sorriso perfeito. Ele geralmente é recomendado por um ortodontista quando há falhas na arcada dentária que precisam ser corrigidas.
Dor após manutenção do aparelho ortodôntico O normal é que essa dor dure até 5 dias. “Caso se prolongue por mais tempo, é recomendado informar o seu ortodontista para verificar se não há nada fora da normalidade, como força excessiva, por exemplo”, alerta.
Nos primeiros dias é comum que o paciente sinta bastante dor ao morder e mastigar, embora a intensidade do desconforto varie de um indivíduo para outro. O ideal é que, inicialmente, você priorize comidas mais macias e que não exijam muita força na mastigação.
Uma dorzinha e um pouco de incômodo na boca são sensações normais. Até porque o aparelho tem a função de movimentar os seus dentes e não tem como fazer isso sem o paciente perceber. Mas muitos profissionais recomendam um analgésico para controlar todo esse desconforto.
5 alimentos recomendados para quem começou a usar aparelho ortodôntico
Assim como explica a dentista, a novidade do aparelho na boca traz um certo desconforto, principalmente aos lábios e bochechas. “É comum o aparecimento de aftas ou ulcerações logo no início do tratamento quando o aparelho é colado, mas depois estas lesões se tornam menos comum”, destaca Laura.
Se o fio ortodôntico se quebrar e ficar alguma ponta machucando, você pode usar um cortador de unhas ou alicate pequeno para (com muito cuidado) cortar a pontinha. Se fizer isso, procure logo seu ortodontista, pois o aparelho ortodôntico perde o efeito se estiver quebrado.
E tudo isso associado à colocação errada, pode ocasionar problemas e complicações como:
Segundo o profissional, um tratamento ortodôntico normal dura em média entre 12 e 24 meses. Mas esse tempo pode variar devido a diversos fatores.
Se esse tipo de sujeira for acumulando por muito tempo, é possível que surjam problemas como mau hálito, tártaro, cárie e até gengivite. Por isso, é importante que regularmente as manutenções com dentista para realizar a higienização completa.
Após identificado pelo dentista todos os problemas que devem ser corrigidos nos dentes do paciente, o ortodontista monta um aparelho sob medida, que vai sendo ajustado de acordo com a movimentação dos dentes e da arcada. ... Isso acontece, na maioria dos casos, a cada semana.
A manutenção serve para acelerar o tratamento ortodôntico Quando colocado, os dentistas planejam os movimentos que a ferramenta precisa fazer. Mas, com o tempo, ele pode se soltar e fazer os movimentos sem tanta pressão nos dentes. É aí que entra a manutenção.
A manutenção do tratamento com aparelho dentário é muito importante para a melhora do sorriso. ... No entanto, com o tempo, o aparelho dentário pode ficar mais solto e fazer menos pressão nos dentes. Por isso a importância da manutenção, para recolocar força na ferramenta.
Regras de um valor de tratamento fechado
São ações de captação ativa de pacientes na ortodontia:
Como já foi dito, a melhor maneira de trocar de ortodontista é com o envolvimento dos dois profissionais. Quando não há esse envolvimento, muitos ortodontistas resistem a assumir o tratamento. Preferem remover o aparelho, fazer nova documentação e novo planejamento.
Mudar de ortodontista pode prejudicar o tratamento ortodôntico do aparelho? O mais aconselhável é que o paciente permaneça com o mesmo profissional para realizar as manutenções do aparelho e acompanhar todo o tratamento de perto. ... Com essas informações, o novo dentista poderá prosseguir o tratamento sem problemas.
No caso de o paciente não solicitar, a recomendação é de que o dentista entregue a documentação ortodôntica original após 5 anos pessoalmente, registrando o fato com um recibo assinado e discriminado, ou seja, constando tudo o que foi entregue.