Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) é uma escultura de pensamento administrativo idealizada pelo engenheiro francês Henri Fayol....Ver também
Suas principais contribuições foram referentes à chamada racionalização do trabalho, onde os colaboradores deveriam ser contratados de acordo com suas habilidades específicas. Ou seja, o estudioso propôs então a chamada divisão do trabalho e funções, baseando-se nas aptidões dos colaboradores.
Taylor, que mudou à época o modo de produção, enfatizando as tarefas e a organização racional do trabalho. A teoria cientifica tem sua influência nos dias atuais, as organizações mediante suas propostas de trabalho incluem partes ou o todo desta teoria em acordo com sua missão e visão de trabalho.
Compõem a Abordagem Clássica da Administração duas grandes correntes: a Administração Científica (Taylor) e o enfoque anatômico (Fayol).
-Modelos inovadores e humanistas -Satisfação pessoal dentro do trabalho -Descentralização de decisões e delegação de responsabilidade -Ampliação do cargo para maior significado do trabalho -Participação nas decisões e administração consultiva -Auto-avaliação de desempenho.
A Teoria Z enfatiza que o sucesso das administrações está ligada à motivação humana e não simplesmente na tecnologia dos processos produtivos. As máquinas são ferramentas sofisticadas a serviço a serviço do homem precisando sempre de aperfeiçoamentos do próprio homem.