A morbidade mostra o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população. Indicadores de Morbidade: A morbidade é freqüentemente estudada segundo quatro indicadores básicos: a incidência, a prevalência, a taxa de ataque e a distribuição proporcional.
Morbidade - Informam a ocorrência e distribuição de doenças e agravos à saúde na população residente na área geográfica referida; Fatores de Risco e de Proteção - Medem os fatores de risco (por ex. tabaco, álcool), e/ou proteção (por ex.
substantivo feminino Característica, particularidade ou estado do que é mórbido; morbidez. [Medicina] Que possui a propensão ou a capacidade para ocasionar doenças. [Medicina] Número que se refere aos doentes atingidos por determinada doença; incidência de uma doença. Etimologia (origem da palavra morbidade).
Expressa as informações sobre o número de casos de câncer matriculados no hospital, segundo as variáveis relacionadas ao paciente, as características do tumor, localização do tumor, tipo de células que compõem o tumor (histologia) e extensão da doença.
Várias são as morbidades infecciosas e não infecciosas que presentes no ciclo gravídico-puerperal, além de causar sérios danos à saúde do binômio mãe-filho, são apontadas como fatores associados para o nascimento pré-termo, isto porque elas podem desencadear um processo inflamatório na mãe e nos tecidos fetais as quais ...
Galeno (201-130 a.c.), seguidor dos ensinamentos de Hipócrates levo-os para o acidente, mais precisamente para a Roma antiga. A qual deixou como legado para a epidemiologia a realização de censos periódicos e o registro compulsório de nascimentos e óbitos.
Posteriormente, Willian Farr iniciou a coleta e realizou a análise sistemática das estatísticas de mortalidade na Inglaterra e País de Gales, em meados do século XIX. Por meio deste trabalho, Farr é considerado o pai da estatística vital e da vigilância (WALDMAN, 1998).
Século XIX – 1854 -- John Snow - Pai da Epidemiologia Descritiva: a partir de dados de registro coletados rotineiramente, formulou e testou a hipótese de transmissão da cólera em Londres por contaminação da água encanada.
A epidemiologia descritiva examina como a incidência (casos novos) ou a prevalência (casos existentes) de uma doença ou condição relacionada à saúde varia de acordo com determinadas características, como sexo, idade, escolaridade e renda, entre outras.
A Epidemiologia surgiu a partir da consolidação de um tripé de elementos conceituais, metodológicos e ideológicos: a Clínica, a Estatística e a Medicina Social. O objetivo final da Epidemiologia é produzir conhecimento e tecnologia capazes de promover a saúde individual através de medidas de alcance coletivo.
Epidemiologia Descritiva: Variáveis ligadas ao tempo, pessoa e lugar. A TRIADE BÁSICA DA EPIDEMIOLOGIA DESCRITIVA. As três características essenciais das doenças nós observamos na Epidemiologia Descritiva.
- Variáveis demográficas: idade, sexo, grupo étnico. - Variáveis sociais: estado civil, renda, ocupação, instrução. - Variáveis que expressam estilo de vida: hábito de fumar, consumo alimentar, prática de exercício físico e consumo de drogas.
A identificação do padrão de ocorrência de doenças nas populações humanas e dos fatores que influenciam (determinam, condicionam) tem sido reiteradamente definida como o objeto de estudo da epidemiologia.
Variação na incidência de uma doença, cujos ciclos coincidem com as estações do ano. Essa variação ocorre dentro de um período de um ano.
Superposto a êsses dois primeiros tipos de variações encontra-se um terceiro tipo: a variação sazonal. Ela inclui aquelas flutuações apresentadas pelo montante de vendas ao longo de um ano e que se repetem anualmente.
Conheça as principais doenças sazonais
As principais doenças do inverno são as doenças respiratórias transmissíveis, como resfriados e gripes, além do agravamento de outras como rinite, asma, sinusite, otite e pneumonia, pois este período favorece a circulação de vírus e bactérias, já que a temperatura fica mais baixa, o ar fica mais seco e há uma maior ...
Doenças comuns na primavera causada pelo pólen
Manifestando-se de forma acentuada em determinado tipo de clima ou ocasião, as doenças sazonais estão ligadas a uma série de outros fatores, comuns ao ambiente – como é o caso, no calor do verão, do aumento de algumas espécies de insetos ('artrópodes') e outros animais.
As doenças sazonais representam o conjunto de disfunções típicas de uma determinada época do ano. O termo sazonal refere-se à temporariedade, indicando um período de tempo com começo, meio e fim.
Sazonalidade. É a propriedade de um fenômeno considerado periódico (cíclico) repetir-se sempre na mesma estação do ano. Algumas doenças são sujeitas à variação sazonal com aumentos periódicos em determinadas épocas do ano e isto geralmente esta relacionado ao seu modo de transmissão.
Viroses transmitidas pelo ar: As principais viroses são a gripe, o resfriado, a poliomielite, sarampo, catapora, caxumba, rubéola, varíola, mononucleose, citomegalovírus, pneumonia asiática. Muitas dessas doenças são comuns em pessoas com imunidade baixa.