EQST

Quais So Os Principais Direitos Bsicos Do Consumidor Abordados Pelo Cdigo De Defesa Do Consumidor?

Quais são os principais direitos básicos do consumidor abordados pelo Código de Defesa do Consumidor?

São seus direitos básicos: Direito à Vida, Saúde e Segurança: Esse direito assegura que os produtos e serviços colocados no mercado não podem acarretar riscos à saúde ou segurança dos consumidores.

Quais são os meus direitos de consumidor?

  • Proteção da vida e da saúde. ...
  • Educação para o consumo. ...
  • Liberdade de escolha de produtos e serviços. ...
  • Informação. ...
  • Proteção contra publicidade enganosa e abusiva. ...
  • Proteção contratual. ...
  • Indenização. ...
  • Acesso à Justiça.

São direitos básicos do consumidor Qconcursos?

São direitos básicos do consumidor "a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações" e "a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos".

São direitos básicos do consumidor a facilitação da defesa de seus direitos sempre com a inversão do ônus da prova a seu favor?

O art. 6º do CDC prevê entre seus direitos básicos: "a facilitação da defesa de seus direitos, inclusive com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, quando, a critério do juiz, for verossímil a alegação ou quando for ele hipossuficiente, segundo as regras ordinárias de experiências."

O que significa a inversão do ônus da prova?

Inversão do ônus da prova ou inversão do ónus da prova é um termo utilizado para descrever uma obrigação imputada ao Réu em casos específicos previstos em lei.

Quais os requisitos jurisprudenciais para se permitir a inversão do ônus da prova?

6º, VIII, do CDC, é cabível a inversão do ônus da prova, constatando a presença de um dos seus pressupostos alternativos: Verossimilhança das alegações do consumidor ou sua hipossuficiência - Estando demonstrada a vulnerabilidade do Consumidor em relação à Seguradora, bem como a verossimilhança das suas alegações, ...

Como contestar a inversão do ônus da prova?

Para SÉRGIO SAHIONE FADEL, se o autor alegar o fato e o réu contestar, o ônus da prova é do autor; se ele mesmo alega e o réu não contesta, o fato se presume verídico; se o autor alega, e prova, ou não o provando, o réu admite, e, admitindo o fato, outro lhe opõem, impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do ...

Em que consiste a inversão do ônus da prova Quais os efeitos de sua inclusão no contrato em prejuízo do consumidor?

Elaborado em 06/2015 . O Código de Defesa do Consumidor veio para facilitar a defesa do consumidor por meio da inversão do ônus da prova, moldando o processo à universalidade da jurisdição, uma vez que o padrão tradicional se apresentou inócuo e dificultava o acesso à justiça.

Por que se afirma que a inversão do ônus da prova e técnica instrutória?

A inversão envolve questão incidente a ser efetivamente resolvida por ocasião da fase instrutória, sob pena de não se permitir ao fornecedor que se desincumba desse ônus que lhe foi judicialmente imposto, com prejuízo, inclusive para o exercício da ampla defesa e do contraditório.

É possível a inversão do ônus da prova quando o litígio recai sobre direito disponível?

Inversão do ônus da prova Essa inversão pode se dar por força de disposição legal que excepcione a distribuição estática (ope legis), por convenção das partes, ou, ainda, por decisão judicial (ope judicis).

Quais são as modalidades de ônus da prova?

Existem duas formas de distribuir o ônus da prova: uma estática e uma dinâmica. A distribuição estática da prova é aquela que é estabelecida abstrata e previamente pelo legislador, independentemente do caso concreto. A distribuição dinâmica é aquela que é realizada pelo juiz ou através da convenção das partes.

O que é dinâmica do ônus da prova?

373 do CPC consagrou a teoria da distribuição dinâmica do ônus da prova ao permitir que o juiz altere a distribuição do encargo se verificar, diante da peculiaridade do caso ou acaso previsto em lei, a impossibilidade ou excessiva dificuldade de produção pela parte, desde que o faça por decisão fundamentada, concedendo ...