Península da Ásia Ocidental conhecida por península da Anatólia, situada entre o mar Negro e o mar Mediterrâneo, e que corresponde aproximadamente ao território asiático da Turquia, à Arménia e ao Curdistão.
A Ásia Menor é uma região em que os continentes da Ásia e da Europa ficam próximos um do outro, separados apenas por uma faixa estreita de mar. É também conhecida por seu nome grego, Anatólia. No passado, era ponto de encontro de viajantes que passavam entre a Ásia e a Europa. Hoje, é parte da Turquia.
- Principais cidades: Ancara, Esmirna, Bursa e Manisa. - Temperatura média anual: 18 graus Celsius. - Índice Pluviométrico: 400 mm por ano. - Na Antiguidade, a Ásia Menor era de grande importância comercial, pois sua posição estratégica a tornava rota de ligação entre Europa e Ásia.
Lista de países da Ásia e capitais
A Ásia é composta por 45 países e 7 dependências: Afeganistão, Arábia Saudita, Azerbaijão, Bangladesh, Barein, Brunei, Butão, Camboja, Cazaquistão, Catar, China, Cingapura, Coreia do Norte , Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Iêmen, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Israel, Japão, Jordânia, Kuwait, Laos, ...
A Rússia
* Índia, Rússia e China. Rússia, Japão e China. China, Índia e Japão.
km²
A Ásia contém 11 fusos horários.
A artes, a cultura, a música e a religião são elementos importantes da cultura asiática. A Ásia é o grande berço das religiões do mundo, principalmente as monoteístas como: o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo. Além do Budismo, o Confucionismo, o Xintoísmo e o Hinduísmo.
Os principais são o Bramaputra, o Ganges e o Indo.
Nas regiões meridionais e orientais localizam-se os maiores e mais importantes rios asiáticos: o Amarelo e o Yangzi na China; e o Brahmaputra, o Ganges e o Indo na Índia. No Oriente Médio, os rios mais importantes são o Tigre e o Eufrates.
O Japão
A Ásia pode ser dividida em quatro regiões climáticas, com vegetação de acordo com o clima:
Os principais climas que atuam na Oceania são o árido tropical, subtropical, tropical, mediterrâneo, temperado oceânico e equatorial. Esse continente apresenta grande diversidade de paisagens, com destaque para as florestas tropicais, desertos, savanas, montes nevados, estepes, zonas litorâneas.
As monções demarcam um tipo de variação climática que ocorre na porção sul e sudeste da Ásia, que por isso também é chamada de Ásia das Monções. ... Durante o inverno, a massas de ar passam a se deslocar rumo ao oceano, tornando o clima extremamente seco na região.
clima tropical úmido
O Sudeste Asiático ocupa uma área de km2, o qual abriga os seguintes países: Brunei, Mianmar, Camboja, Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã. A soma das populações de todas as nações citadas acima resulta em 400 milhões de pessoas.
O clima do Oriente Médio é árido e semiárido, o que proporciona o predomínio de uma paisagem vegetal marcada pela presença de espécies xerófilas (nas áreas de clima árido), ou de estepes e pradarias (nas áreas de clima semiárido).
Como o ar é um mau condutor de calor, a temperatura vai caindo conforme nos afastamos do nível do mar – em média, fica 6,4 ºC mais frio a cada mil metros de subida. Essa regra vale independentemente de os lugares altos estarem mais próximos do Sol.
Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio. ... Aquelas regiões com maior altitude, por outro lado, sofrem menos com a pressão atmosférica, tornando-se mais frias.
A principal razão para a diminuição da temperatura em lugares mais altos é a maior distância da superfície da Terra, aquecida pelo sol. Isso acontece porque o ar, sendo mau condutor de calor, praticamente não é aquecido pelos raios solares. Quanto mais longe se estiver do nível do mar, mais baixa será a temperatura.
Geralmente, os lugares altos são mais frios e os mais baixos são mais quentes por causa da pressão atmosférica. ... Por essa razão, a força da pressão atmosférica (o “peso do ar” sobre a superfície) contribui para que as temperaturas aumentem, pois as moléculas estão mais juntas e, assim, armazenam calor.
Basicamente porque a quantidade de moléculas de oxigênio disponíveis, literalmente, diminui. “A pressão atmosférica, que nada mais é do que o peso do ar sobre nós, diminui com o aumento da altitude, ou seja, quanto mais alto estamos, menor é a pressão do ar sobre a gente.
Quanto maior a altitude, mais frio será e quanto menor a altitude, mais quente. ... Além disso, nas baixas altitudes o ar é mais concentrado (maior densidade) e por isso tem maior capacidade de acumular calor, enquanto nas altas altitudes o ar é mais rarefeito e possui menor capacidade de armazenar calor.
O lugar mais frio sobre a superfície da Terra bateu seu próprio recorde. Os pequenos vales situados na camada de gelo da Antártida registraram temperaturas de -98°C, ou seja, cinco graus a menos do que foi estimado até agora, de acordo com um estudo publicado na revista científica Geophysical Research Letters.
cidade de Oymyakon
Mas nunca as temperaturas foram tão baixas quanto no dia 21 de julho de 1983, quando os termômetros marcaram a temperatura mais baixa jamais registrada: -89,2°C. Perto da estação está o lago Vostok, um dos maiores lagos do planeta, coberto por quatro quilômetros de gelo.
- Oymyakon, Verkhoyansk e Yakutsk - Rússia: Rússia é campeã de lugares mais frios do mundo. Uma das cidades habitadas mais frias do mundo, Oymyakon, na Rússia, já registrou temperatura de menos 67,7ºC, em 1993.