objeto é tudo aquilo que tem uma função determinada. Por exemplo: lápis, tesoura e etc.
A definição do objeto (ou problema de pesquisa) é a etapa na qual o pesquisador irá decidir e delimitar o que deseja estudar.
A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. ... Dentro da psicopatologia existem as personalidades desviantes, com comportamentos inadaptáveis, outro objeto de estudo da psicologia.
A Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento psíquico e da personalidade, as leis internas desse processo, bem como as causas que dão origem às principais tendências e características psicológicas, nas suas diferentes etapas.
Na Psicologia, o que se estuda é a relação do homem com o mundo por meio de sua cognição. A Psicologia Cognitiva tem o objetivo de, nos mais diversos cenários de atuação, entender a relação entre o que as pessoas pensam, o que sentem e como se comportam.
A cognição significa a função da inteligência ao adquirir um conhecimento. ... Para nos aprofundarmos nesse conceito, é correto dizer que o processo de conhecer envolve atenção à percepção, a memória, o raciocínio, o juízo, a imaginação, o pensamento e a linguagem.
Neisser definiu Psicologia Cognitiva como a psicologia que se refere a todos os processos pelos quais um input (entrada) sensorial é transformado, reduzido, elaborado, armazenado, recuperado e usado. Neste livro, ele traz a noção de códigos cognitivos utilizados para possibilitar os processos mentais.
Os estudos de Wundt dos processos mentais no laboratório o tornaram conhecido como um dos precursores da Psicologia Cognitiva Experimental (Neufeld & Stein, 1999). No entanto, o método de pesquisa que ele utilizava, a introspecção, foi alvo de muitas críticas, especialmente com a chegada de suas idéias aos EUA.
A psicologia cognitiva surgiu formalmente entre 1950 e 1970, na tentativa de investigar os processos mentais subjacentes ao comportamento humano (Anderson, 2004). A Segunda Guerra Mundial, o computador e a lingüística foram as três principais influências para o desenvolvimento posterior desse campo de pesquisa.
Embora seja antiga a concepção filosófica de que o conhecimento humano é uma construção do próprio homem, tanto coletiva como individual, neste século, Piaget se apresenta como o pioneiro do enfoque construtivista à cognição humana.
10 Exemplos de Psicologia Cognitiva e suas aplicações
A psicologia cognitiva abrange como principais objetos de estudo a percepção, o pensamento e a memória, procurando explicar como o ser humano percebe o mundo e como utiliza-se do conhecimento para desenvolver diversas funções cognitivas como: falar, raciocinar, resolver situações-problema, memorizar, entre outras.
Quais métodos os psicólogos cognitivos usam para estudar o modo como as pes- soas pensam? Os psicólogos cognitivos usam uma ampla gama de métodos, in- cluindo experimentos, técnicas psicobio- lógicas, auto-avaliações, estudos de caso, observação naturalista, além de simulações por computador e inteligência artifi cial.
A capacidade cognitiva é a possibilidade de aprender algo novo ou consolidar o conhecimento prévio de uma pessoa. Durante a infância, diversas funções da cognição podem ser estimuladas por meio de incentivos diários.
As principais capacidades cognitivas são: atenção/foco, percepção, memória e linguagem, além de capacidades responsáveis pelo planejamento e execução de tarefas (raciocínio, lógica, estratégias, tomada de decisões e resolução de problemas).
Ter um celular à vista ou de fácil acesso reduz a capacidade de uma pessoa se concentrar e executar tarefas, porque parte de seu cérebro está trabalhando ativamente para não pegar no telefone.
6 dicas para estimular o desenvolvimento cognitivo infantil
Qualquer usuário particular ou profissional pode usar facilmente esta avaliação cognitiva. Esta avaliação neuropsicológica ou teste cognitivo foi criado para compreender facilmente o funcionamento mental das pessoas, além de seu bem-estar cognitivo, físico, psicológico e social.
Então, se você quer aumentar sua capacidade cerebral, siga as dicas abaixo e se prepare para exercitar a mente:
Cognição é uma palavra associada ao processo de aprendizado e elaboração do conhecimento. É a partir do processo cognitivo que o ser humano consegue desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais, isto é, linguagem, pensamento, memória, raciocínio, capacidade de compreensão, percepção etc.
Sete maneiras de aumentar sua capacidade pulmonar
Descubra 7 técnicas para você melhorar a memória e concentração
Agora vamos conhecer melhor cada remédio para memória e concentração e algumas substâncias naturais: