O lixo espacial representa mais perigo para satélites ativos e naves espaciais tripuladas no espaço (e futuras expedições espaciais) do que propriamente aos habitantes da Terra, pois, ao entrar em contato com a atmosfera, grande parte dos destroços é queimada e destruída.
Tanto podem ser peças pequenas, como ferramentas e luvas — a exemplo de uma perdida por Neil Armstrong na missão Gemini VIII em 1966 — ou estágios de foguetes e satélites desativados que congestionam o espaço em volta da Terra — como exemplo, os antigos satélites soviéticos RORSAT — e que causam risco de acidentes ...
Esses detritos são importantes no sentido de que devem ser continuamente monitorados para evitar que eles possam colidir com os satélites em órbita, com a Estação Espacial Internacional, ou com eventuais naves que possam ser lançadas.
Por causa disso, vários acidentes envolvendo Astronautas, Naves Espaciais e Satélites acontecem devido ao Lixo Espacial, e se ele continuar sendo lançado, uma hora não será possivel lançar Satélites para o Espaço, pois, eles iriam colidir em um fragmento de Lixo Espacial logo depois de ser lançado.
O problema é que esse lixo representa um perigo para as estações espaciais e para o ônibus espacial e seus tripulantes. Ainda é um problema para as comunicações, pois esses destroços pode, destruir satélites, interrompendo as comunicações aqui na terra.
O lixo especial pode causar acidentes, como a colisão de um satélite com outro, ou com foguetes e esse lixo espacial, o que pode ser perigoso, se for um acidente grave, pode até mesmo levar a morte dos astronautas.
Existem várias classificações, dentre elas: - Lixo Domiciliar: sua composição é em grande parte feita por matéria orgânica, como: alimentos, produtos deteriorados, papel higiênico, etc. - Lixo Industrial: originado das atividades comerciais e industriais, como: plástico, papel, cerâmica, produtos químicos (ácidos) etc.
O lixo pode ser classificado como: Lixo Domiciliar – gerado pelas atividades residenciais, é composto por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas, embalagens em geral, papel higiênico, etc. ... Lixo Industrial – originado nas atividades dos diversos ramos da indústria.
Você precisa procurar um lugar para deixar seu lixo eletrônico. Não é papel da prefeitura recolhê-lo na sua casa, com o lixo comum e o reciclável. Segundo uma lei de 2010, chamada de Política Nacional de Resíduos Sólidos, cabe às empresas a responsabilidade de coletar e reciclar o lixo eletrônico.
Como descartar lixo eletrônico? Veja dicas para fazer de forma correta