através de um processo de centrifugação os componentes do sangue são separados em hemocomponentes: hemácias, plasma e plaquetas permitindo a coleta seletiva de um ou mais de seus componentes, após esse processo os componentes serão congelados, mas com prazo de validade de até cinco dias.
Composição do sangue. O sangue é composto basicamente por: 45% de elementos figurados (células): Hemácias, leucócitos e plaquetas; 55% de plasma (Matriz extracelular).
Macrófagos do baço, fígado e da medula óssea fazem a fagocitose de eritrócitos em processo de degradação. ......... O desenvolvimento dos granulócitos é denominado granulocitopoese e a célula precursora é o pró-mielócito, caracterizado pelo núcleo grande e esférico e citoplasma com grânulos azurófilos.
A medula óssea é constituída por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos. É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue: glóbulos vermelhos (Eritrócitos), glóbulos brancos (Leucócitos) e plaquetas (Trombócitos).
A eritropoese pode ser dividida em três fases distintas: a vinculação da célula progenitora pluripotencial com a diferenciação eritroide, a fase eritropoetina-independente ou precoce, e a fase eritropoetina-dependente ou tardia.