Resposta. Explicação: compõem a proposta de críton para que Sócrates fuja para o exílio para os poderosos de Atenas, Sócrates tomar tornara-se um perigo, pois fazia a juventude pensar. por isso ,eles o acusaram de desrespeitar os deuses, e corromper os jovens e violar as leis .
Sobre Críton a) Por que segundo Sócrates, é importante ouvir as leis de Atenas? ... Para Sócrates, infringir a lei recusando a sua sentença, ainda que injusta, era o mesmo que destruir a leis e também o Estado. Sócrates sabia que desobedecer ao julgamento era dar mau exemplo e incitar a desobediência.
Ser cidadão é, também, conhecer nossos direitos e cumprir nossos deveres. Para isso, as leis podem ajudar muito! Elas são as "regras do jogo" e existem para garantir que a democracia e os direitos de todos sejam respeitados. Ao obedecer às leis, contribuímos para um mundo mais justo para todos.
1) Segundo Sócrates, qual o papel do filósofo? Para ele o papel do filósofo é sempre questionar sobre tudo o que acontece a sua volta e nunca pensar que já sabe de tudo, ele consiste em procurar a clareza e a verdade.
A lei ateniense permitia que Sócrates propusesse uma pena inferior. O tribunal tinha de escolher entre a pena da sentença e a proposta pela defesa. Figura do tribunal de Atenas onde Sócrates foi condenado: Então Sócrates interrogou o acusador Melitus acerca de quem é que melhorava a cidade.
Quando, em 399 a.C., Sócrates é julgado e morto, aprofunda-se em Platão a descrença nos rumos políticos da democracia ateniense (essa crítica à democracia ateniense foi uma de suas preocupações centrais durante a sua vida). Após a morte de seu mestre, Platão resolve viajar.
Platão desenvolve uma teoria, baseada na tripartição da alma: (i) alma logística, correspondente à parte superior do corpo (cabeça), à qual se liga a figura do filósofo; (ii) alma irascível (que se ira com facilidade; irritável; irado; enfurecido), que corresponde à parte mediana do corpo humano (peito), caracterizada ...
Para Platão a alma era dividida em três partes: a racional, situada na cabeça, a passional, no peito, a apetitiva, no abdômen.
Resposta. Platão acreditava que para uma sociedade viver corretamente, era preciso então estabelecer relações políticas com a divisão de um povo em três tipos de classe: Artesãos: aqueles que realizam os serviços gerais, cuidam dos afazeres da cidade, bem como, provém o sustento da mesma.