Animais da Fazenda: conheça a turma que vive no Dona Francisca
· Desenvolver atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente; · Conhecer diferentes cores; · Identificar diferentes texturas; · Movimentar-se de forma variada, imitando os animais: andando, rastejando, correndo, pulando, etc.
Animais em extinção são aqueles ameaçados de desaparecerem da face da Terra. As pesquisas mostram que milhares de animais foram extintos nos últimos cem anos, e um número crescente de espécies de animais correm o risco de serem extintos.
No Brasil, o órgão responsável por cuidar do meio ambiente e especificamente por reverter o quadro da extinção animal é o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis. Este órgão fiscaliza, muitas vezes em conjunto com a Polícia Federal, tudo que é relativo ao meio ambiente.
Saiba como ser voluntário ou fazer doações para ONGs que estão na linha de frente de combate aos incêndios e de suporte aos animais atingidos.
As queimadas no Pantanal devem gerar impactos diretos e indiretos no bioma, incluindo falta de alimentos, desequilíbrio ambiental e risco de extinção de animais. ... Algumas espécies ainda podem ter o risco de extinção ampliado.
Segundo a Organização Não Governamental (ONG) S.O.S Pantanal, os efeitos diretos do fogo para os animais que habitam a região são as queimaduras, intoxicações e mortes. ... Exemplar mais famoso do Pantanal, a onça-pintada sente os efeitos do fogo ao lado de antas, veados, jacarés, tucanos, tuiuiús, cobras e araras.
Pantanal lidera em 2020 O Pantanal teve o pior resultado entre os biomas brasileiros, em 2020. Os incêndios registrados de janeiro a setembro do ano passado consumiram 12.
Após sofrer com o pior episódio de incêndios em décadas, o Pantanal brasileiro finalmente está se recuperando! Com o retorno das chuvas a vegetação está renascendo aos poucos e os animais estão retornando a seu habitat natural! ... Em 2020 vimos com muita angústia o Pantanal brasileiro ser consumido pelas chamas.
Os principais motivos para a prática de queimadas na planície da Pantanal estão ligados à prática da agropecuária, em especial a transformação de áreas vegetais em pastos para a criação de animais. A junção entre os aspectos físicos e a ação humana criam um ambiente propício para o aumento descontrolado das queimadas.