Para usar um arquivo em C é necessário abrí-lo. Para tanto, a linguagem C possui o comando fopen. A função fopen retorna um "apontador" para o arquivo caso consiga abrí-lo, caso contrário, retorna a constate NULL. Para leitura de arquivos texto pode-se usar a função fgets ou fscanf.
Escreva um programa em C que peça dois números inteiros e mostre sua soma. Primeiro criamos três variáveis inteiras: num1, num2 e resultado. Essas variáveis que vão armazenar os números que o usuário fornecer e o resultado da soma. Após isso, usamos a função scanf() para pegar do usuário os dois número.
Abaixo estão as principais funções presentes nessa biblioteca: scanf(): função responsável por ler um dado do teclado e imediatamente atribuí-lo a uma variável; printf(): função responsável por imprimir algo na tela, pode ser um texto ou o conteúdo de uma variável ou constante.
Na linguagem de programação C, ou mais corretamente, na biblioteca padrão do C, o acesso a arquivos e outras funções de entrada/saída podem retornar um valor igual ao valor simbólico EOF (macro), para indicar que uma condição de fim de arquivo ocorreu. ... O valor do EOF é -1, mas é um valor dependente do sistema.
Quando se trata da função scanf em C/C++, essa função retorna o número de argumentos que foram lidos e, quando ocorrer algum erro de leitura (como fim de arquivo), a função retorna EOF (normalmente tem valor -1).
exception EOFError Raised when the input() function hits an end-of-file condition ( EOF ) without reading any data. (N.B.: the io. IOBase. read() and io.