Todas as possíveis operações lógicas são baseadas em apenas 3 operações primárias, que são: Inversão; Soma lógica; Produto lógico....Sistema Digital
Um operador relacional exprime uma relação entre dois valores. Comparações podem envolver expressões aritméticas (ou seja qualquer expressão). Os dois operandos devem ser do mesmo tipo ou de tipo compatível (por exemplo, tipos numéricos).
Segundo a Lógica Proposicional, o valor lógico da conjunção de 2 proposições em que uma possua o valor lógico de Verdadeiro, neste caso, 2 + 3 = 5 e outra que possua o valor lógico de Falso, neste caso, 1 + 1 = 3, é Falso.
Precedencia dos operadores Assim como na matemática, no calculo proposicional temos a precedência dos operadores, ou seja, quem resolver primeiro. Essa ordem da precedência de operadores é: ~ v.
Relação lógica entre duas proposições P e Q, expressa pela fórmula lógica se P então Q (P→Q), em que se P é verdadeira então Q também tem que ser verdadeira, porque a informação contida em Q está também incluída em P.
1 Quando aplicamos a regra de DE MORGAN na seguinte proposição ~(p ^ q) obtemos: q ↔ ~p. ~p v ~q.
Construção de tabelas verdade A tabela verdade de uma proposição formada por n proposições simples terá 2n linhas. Por exemplo, a tabela verdade da proposição "x é um número real e maior que 5 e menor que 10" terá 8 linhas, pois a sentença é formada por 3 proposições (n = 3).
Desse modo, uma equivalência lógica entre duas proposições p e q é uma bi-implicação entre tais proposições, isto é, p implica q e q implica p. Uma proposição p é equivalente a uma proposição q (isto é, p ⇔ q) quando não ocorre VF e nem FV na combinação das tabelas-verdade de ambas.
substantivo feminino Ação ou efeito de implicar, de obter algo como efeito, resultado, consequência: suas atitudes terão implicações. O que fica no pensamento, mas não é dito; sugestão. Ação ou consequência de estar envolvido em algo; envolvimento, ligação: não foi comprovada a sua implicação no desvio de dinheiro.
Na lógica e na matemática, a implicação, ou condicional é a indicação do tipo "SE... ENTÃO", indicando que uma condição deve ser satisfeita necessariamente para que a outra seja verdadeira.
Se existirem elementos que se repetem nos conjuntos, ele aparecerá uma única vez no conjunto união. Para representar a união usamos o símbolo U. Exemplo: Dados os conjuntos A = {c, a, r, e, t} e B = {a, e, i, o, u}, represente o conjunto união (A U B).
A ⇒ B significa: se A for verdadeiro então B é também verdadeiro; se A for falso então nada é dito sobre B. Exemplo: cosh x := (1/2)(exp x + exp (−x)); A XOR B :⇔ (A ∨ B) ∧ ¬(A ∧ B) {x : P(x)} significa: o conjunto de todos os x, para os quais P(x) é verdadeiro.
Explicação: Underline ( _ ), também conhecido por underscore ou subtraço, é um símbolo gráfico usado como sinal de separação de palavras, principalmente em comunicações informáticas onde o espaço não é interpretado como uma informação válida.
O asterisco (*) é parte integrante dos sinais de pontuação da língua portuguesa.
Significados de cerquilha e asterisco A cerquilha, popularmente conhecida como jogo da velha, é um sinal universalmente utilizado como símbolo de número, sobretudo na língua inglesa (também chamado de hash). ... Já a palavra asterisco vem do latim asteriscum, que significa “estrelinha”.
O símbolo § provém da junção de dois ss, que resumem a expressão latina signum sectiōnis, que, literalmente, significa «sinal de secção» ou «sinal de corte». Este símbolo serve no antigo direito romano para marcar o desdobramento dum texto normativo em normas.
Os parágrafos podem se desdobrar em incisos ou alíneas. É identificado pelo símbolo § ou §§, no plural. Inciso – É usado como elemento discriminativo do caput de um artigo ou de um parágrafo.