A psicoterapia é um tratamento colaborativo, em que paciente e psicólogo trabalham juntos para resolver as questões desejadas. Uma das principais ferramentas utilizadas na psicoterapia é a fala, pois é através dela que o paciente poderá expressar todos seus pensamentos em consultório.
A palavra psicoterapia tem origem grega. Psyche significa mente e therapeuein curar. Trata-se de uma terapia cuja finalidade é tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas com filhos, no trabalho, entre outros.
O objetivo é favorecer a capacidade da pessoa para gerir com autonomia e eficiência as dificuldades e os desafios da vida, quer se encontre com ansiedade, depressão ou problemas interpessoais. Fazer psicoterapia é muito mais do que falar com alguém sobre problemas ou dificuldades (para isto recorremos aos amigos).
Promover a saúde mental e uma vida emocional com mais qualidade. Por meio deste processo, o indivíduo amplia a consciência sobre si mesmo e desenvolve recursos para encarar as questões internas e os conflitos emocionais que o incapacitam e geram sintomas e sofrimento.
O psicólogo que trabalha com psicologia clínica é também chamado de psicoterapeuta. E embora a psicoterapia derive de teorias psicológicas, o psiquiatra com treinamento adicional pode, também, utilizar a psicoterapia e, em função disso, também se identificaria como psicoterapeuta.
A Psicanálise não é especialização da Psicologia ou da Psiquiatria, pois seu estudo e formação são próprios e podem ser estruturados como numa escola ou não. Cada instituto de formação em Psicanálise pode ter um tipo de formação.
Os profissionais que mais comumente utilizam a psicoterapia são os Psicólogos Clínicos (Sim! Ser psicólogo não é sinônimo de ser psicoterapeuta), Psicanalistas e Psiquiatras. ... Cabe lembrar que a pessoa formada em psicologia não precisa se conveniar ao CRP e se intitular psicólogo para ser psicoterapeuta.
Ter comprovadamente uma formação em Psicoterapia em cursos de aprimoramento, especialização, residência, reconhecidos ou pelo MEC, pelo CFP ou CFM (através do Departamento de Psicoterapia da Associação Brasileira de Psiquiatria), ou ainda em instituição de ensino livre proficiente na formação de psicoterapeutas.
É importante esclarecer ainda que a psicoterapia é um tratamento que acontece com a colaboração de ambos: psicólogo e paciente. É um trabalho que precisa da participação de todos os envolvidos, onde cada qual tem seu papel e importância no desenvolvimento de todo o processo psicoterápico.
Como se tornar um Terapeuta? Em geral, o terapeuta como conhecemos é o profissional da psicologia clínica e, portanto, deve obter o título de bacharel em Psicologia em um curso devidamente regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC).