As partículas atômicas são os prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons e nêutrons estão localizados no interior do núcleo, e os elétrons, nos orbitais. Para realizar o cálculo das partículas atômicas, é fundamental que conheçamos algumas características do átomo: Não pare agora...
Se o átomo do elemento perder ou ganhar elétrons, ele se tornará um íon e a sua carga deve ser expressa do lado direito na parte superior: ZAXcarga. Se o átomo perdeu elétrons, ele ficará com carga positiva e é um cátion.
O núcleo atômico foi descoberto em 1911 por Ernest Rutherford. O núcleo é um elemento extremamente pequeno onde contém as partículas de prótons. ... Ele foi, ainda, o responsável por uma importante observação: o centro (núcleo) dos átomos contém prótons.
Para detectar um Neutrino são necessários enormes reservatórios de substâncias que produzam alguma reação detectável. No experimento de Clyde e Reines foi usado um grande tanque contendo uma solução aquosa de cloreto de cádmio.
Os neutrinos possuem 3 sabores (νe, νµ e ντ) e cada um deles é constituído por uma combinação de 3 massas distintas (m1, m2 e m3). Essas massas são conhecidas como neutrinos físicos, os quais são denominadas por ν1, ν2 e ν3. Desta maneira, associamos o ν1 com m1, ν2 com m2 e ν3 com m3.
É conhecido por suas características extremas: é extremamente leve – algumas centenas de vezes mais leve que o elétron, existe com enorme abundância é a segunda partícula mais abundante do Universo conhecido, depois do fóton e interage com a matéria de forma extremamente débil cerca de 65 bilhões de neutrinos ...
"Demonstramos que os neutrinos têm massa, ainda que minúscula, milhares de vezes menor que a dos elétrons. ... Os dois cientistas comprovaram que cada um deles é capaz de mudar de identidade e se transformar em um dos outros dois - algo que só é possível para partículas com massa.
quark
O Quark é um dos dois elementos básicos que formam a matéria e é a única das partículas que interage através de todas as quatro forças fundamentais. É um férmion fundamental que possui uma unidade de carga hadrônica, que aparece em três cores diferentes.
“Os quarks são, até o ponto em que sabemos, as partículas mais fundamentais que formam o núcleo atômico. Toda matéria sólida que a gente conhece é feita de três partículas, que são os quarks up e down, 'u' e 'd', e o elétron. O nêutron é feito de dois quarks do tipo 'd' e um quark do tipo 'u'.
Esse número é justamente a carga de cor. Até o momento já foram observados seis tipos de quarks, também chamados sabores, que são o quark u (up), o quark d (down), o quark s (strange), o quark c (charm), o quark b (bottom) e o quark t (top), [5].