EQST

O Que Quer Dizer A Palavra Patologia?

O que quer dizer a palavra patologia?

O termo Patologia, cujo sentido é “estudo das doenças”, deriva do grego pathos, que significa doença, e logos, que significa estudo. Apesar do significado, a Patologia não estuda todos os aspectos das doenças, pois está mais voltada para a análise das alterações que elas provocam em células, tecidos e órgãos.

O que é período pré-patogênico e patogênico?

O período Pré-Patogênese é o período na História Natural da Doença em que as condições, hábitos e ambientes são favoráveis ao surgimento da doença, mas esta ainda não surgiu. Já o período de Patogênese inicia-se com as primeiras ações que o ser patológico exerce no infectado.

Quais as principais características do período pré patogênico e do período patogênico?

O primeiro período da história natural (denominado por Leavell & Clark [1976] como período pré-patogênese), é a própria evolução das inter-relações dinâmicas, que envolvem, de um lado, os condicionantes sociais e ambientais e, do outro, os fatores próprios do suscetível, até que chegue a uma configuração favorável à ...

O que é um patogênico?

[ Medicina ] Que pode provocar uma doença (ex.: agente patogénico ; microrganismo patogénico ). Grafia no Brasil: patogênico.

Quais as fases do período Patogenico?

O padrão de evolução das doenças também pode ser variável, indo de uma condição aguda a uma cronicidade do quadro patogênico. O período clínico é dividido em uma fase chamada sinais e sintomas e outra denominada cronicidade. A fase de sinais e sintomas traz de forma nítida a doença.

Quais são as fases da história natural da doença?

Há duas fases no desenvolvimento da história natural da doença: pré-pato- # gênico, que acontece antes de o indivíduo adoecer, e o patogênico, quan- do o indivíduo já manifesta os sintomas da doença e deve ser tratado.

Quais são as fases da patologia?

Três mil anos de estudo: a história da patologia

  • Fase Humoral (da Idade Antiga ao final da Idade Média): ...
  • Fase Orgânica (do século XV ao XVI): ...
  • Fase Tecidual (do século XVI ao XVIII): ...
  • Fase Celular (século XIX): ...
  • Fase Ultracelular (século XX):

Quais os períodos da história natural da doença?

A história natural da doença, portanto, tem desenvolvimento em dois períodos sequenciados: o período epidemiológico e o período patológico. No primeiro, o interesse é dirigido para as relações suscetível-ambiente; no segundo, interessam as modificações que se passam no organismo vivo.

O que é a história natural da doença?

A história natural de uma doença é uma descrição, ou seja, algo que possui uma evolução, do processo de adoecimento de um indivíduo até sua cura ou morte.

Como é definida história natural da doença?

A história natural da doença refere-se a uma descrição da progressão ininterrupta de uma doença em um indivíduo desde o momento da exposição aos agentes causais até a recuperação ou a morte. O conhecimento da história natural da doença ocupa juntamente com o controle das doenças.

O que é a fase de suscetibilidade?

Fase Inicial (ou de suscetibilidade) – nesta fase ainda não há doença propriamente dita, mas existe o risco de adoecer. estágio de ausência de sintomas, mas o organismo apresenta alterações patológicas. Fase Clínica – a doença já se encontra em estágio adiantado, com diferentes graus de acometimento.

O que significa proteção específica?

2° nível: proteção específica Este nível também se refere a ações que incidem no período pré-patogênico, antes da instalação da doença. A diferença é que elas são dirigidas ao combate de uma enfermidade específica ou um grupo de doenças em particular.

O que é HND e como ela pode ser dividida?

I A HND pode ser dividida em dois períodos: o epidemiológico e o patológico. II A HND pode ser dividida em dois períodos: o pré-patogênico e o da patologia explícita. III A HND abrange dois domínios interagentes, consecutivos e mutuamente exclusivos que se completam: o meio ambiente e o meio interno.

São exemplos de prevenção primária secundária e terciária?

A prevenção está classificadaa como primária, secundária, terciária e quaternária. a) Prevenção primária é a ação tomada para remover causas e fatores de risco de um problema de saúde individual ou populacional antes do desenvolvimento de uma condição clínica.

O que é HND?

História Natural da Doença (HND)

O que é a promoção da saúde?

A promoção da saúde é uma das estratégias do setor saúde para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. O objetivo é promover uma gestão compartilhada entre usuários, trabalhadores do setor sanitário, de outros setores e movimentos sociais.

Quais são as estratégias de promoção da saúde?

Para atingir tal objetivo, foram definidas, como estratégias, combinar a promoção da saúde e a prevenção de doenças, desenvolvendo colaboração intersetorial e envolvimento da comunidade; destacar o papel dos profissionais de saúde; e otimizar a utilização de recursos existentes.

Quais as estratégias para desenvolvimento da saúde em meio à sociedade?

E completa, afirmando que as condições e requisitos para a saúde são: paz, educação, habitação, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e eqüidade. Defesa da saúde, capacitação e mediação são, segundo a Carta de Ottawa, as três estratégias fundamentais da promoção da saúde.

Quais as principais propostas da Política Nacional de Promoção da Saúde?

Promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes – modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.

Quanto à Política Nacional de Promoção da Saúde Pnps quais eram seus objetivos?

A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) baseia-se no conceito ampliado de saúde e apresenta a promoção da saúde como um conjunto de estratégias e formas de produzir saúde, no âmbito individual e coletivo com responsabilidades para os três entes federados.

São diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde?

Compreendidas como linhas que fundamentam as ações e explicitam as suas nalidades, são diretrizes da PNPS: I. O estímulo à cooperação e à articulação intrassetorial e intersetorial para ampliar a atuação sobre determinantes e condicionantes da saúde.