Um teste psicológico é um método de investigação e avaliação que permite identificar determinadas características dos candidatos. É útil para mensurar fatores como o nível de inteligência e traços de personalidade. Existe uma infinidade de modelos de testes psicológicos que podem ser utilizados em processos de seleção.
O termo avaliação psicológica tem sido usado para descrever um conjunto de procedimentos que têm por objetivo “coletar dados para testar hipóteses clínicas, produzir diagnósticos, descrever o funcionamento de indivíduos ou grupos e fazer predições sobre comportamentos ou desempenho em situações específicas” (Hutz, 2009 ...
O objetivo do processo psicodiagnóstico segundo OCAMPO (1981), é descrever e compreender a personalidade total do paciente, os aspectos do passado, presente e futuro. ... O processo estabelece um plano de avaliação, num tempo previamente contratado entre paciente ou responsável e o psicólogo.
A avaliação psicológica no contexto organizacional é vista como um recurso de análise que auxilia os profissionais na tomada de decisão, especialmente no momento da escolha de um profissional para determinada função/atividade.
A finalidade primeira dos testes psicológicos é a coleta de informações sobre a realidade, e, nesse sentido, é coerente que as pesquisas busquem, predominantemente, enfocar a utilização dos testes nessa perspectiva.
Entretanto, deve-se a Alfred Binet, em 1895, a grande contribuição de construir medidas para avaliar os processos mentais, culminando com o primeiro teste para avaliar a inteligência infantil, com a colaboração de Henri-Simon, denominado Teste de Binet-Simon (Satler, 2008).
A escala Wechsler. Em 1939, David Wechsler (1896-1981), criou o primeiro teste de QI desenvolvido explicitamente para adultos, tendo abandonado o sistema da divisão da "idade mental" pela cronológica (método que não faria grande sentido para adultos).
O psicólogo Lewis Terman, da Universidade Stanford (EUA), adaptou o teste francês, rebatizado como Stanford-Binet. Avaliando aritmética, memorização e vocabulário, o exame foi o primeiro a classificar as pessoas por um QI (quociente de inteligência), agrupando-as em diferentes patamares de capacidade.
O teste de QI é uma importante ferramenta para medir as habilidades intelectuais de um indivíduo, desde que o seu conteúdo não seja limitado a apenas uma área do conhecimento. ... A habilidade cognitiva está relacionada a características hereditárias e culturais, que podem ser herdadas ou desenvolvidas no decorrer da vida.
O quociente de inteligência, ou QI médio da população mundial, varia entre 85 e 115 pontos.