Quais os sintomas de sfilis congnita? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Os principais sintomas de sífilis congênita precoce são:
Prematuridade;
Baixo peso;
Manchas brancas e vermelhas com descamação da pele;
Feridas no corpo;
Aumento do fígado;
Pele amarelada;
Problemas respiratórios, podendo haver pneumonia;
Anemia;
Mais itens...
O que é a sífilis congênita?
A sífilis congênita é a infecção do feto pelo Treponema pallidum, transmitida por via placentária, em qualquer momento da gestação ou estágio clínico da doença em gestante não tratada ou inadequadamente tratada.
Quais as manifestações tardias da sífilis congênita?
As principais manifestações clínicas presentes na sífilis congênita tardia são: Úlcera gomosa, tendendo a envolver nariz, septo e palato duro. Alterações ósseas – Tíbia em lâmina de sabre, articulações de Clutton, fronte olímpica, nariz em sela, mandíbula curta, arco palatino elevado.
Qual é a diferença entre sífilis adquirida e sífilis congênita?
A transmissão da Sífilis Adquirida é sexual, na área genitoanal, na quase totalidade dos casos. Na Sífilis Congênita, ha infecção fetal via hematogênica, em qualquer fase gestacional ou estagio clínico da doença materna. A transmissão por transfusão sanguínea é rara nos dias atuais.
Quais desses sinais e sintomas são bem comuns na sífilis congênita?
Os sinais precoces são lesão de pele característica, linfadenopatia, hepatoesplenomegalia, má evolução ponderal, secreção nasal sanguinolenta, fissura perioral, meningite, coroidite, hidrocefalia, convulsões, retardo mental, osteocondrite e pseudoparalisia (atrofia de Parrot do recém-nascido).